Queda de braço entre Dilma e sindicalistas é capítulo antecipado da disputa pela presidência

Sem controle – Isolada politicamente por conta da insistência do antecessor, Lula. Em continuar dando as cartas, a presidente Dilma Rousseff cometeu um erro administrativo ao tentar isolar as centrais sindicais e negociar diretamente com os servidores federais que estão em greve e paralisam pelo menos trinta categorias em todo o País.

As principais centrais sindicais divulgaram no domingo (12) uma carta de apoio à greve dos servidores federais em todo o Brasil. Assinado pelos presidentes da CTB, CUT, Força Sindical, Nova Central e UGT, o documento foi publicado no site das entidades e condena o que os sindicalistas classificam como “autoritarismo” a forma como o governo vem tratando as reivindicações dos trabalhadores.

Como se sabe, o sindicalismo é a base do Partido dos Trabalhadores e ignorá-lo a essa altura dos acontecimentos pode ser um equivoco estratégico, o que não significa que esse enfrentamento seja desnecessário, em especial em tempos de crise econômica. Como noticiou o ucho.info na última semana, o endurecimento por parte dos sindicatos foi a primeira investida de Lula contra a sua sucessora, por mais que alguns céticos não acreditem nessa possibilidade.

Não se trata de a greve ter sido encomendada por Lula, mas sua interrupção poderia ser negociada com muita facilidade pelo próprio ex-presidente, que desde a sua saída do Palácio do Planalto tem criado factóides para estar em cena. A falta de ação pro parte do ex-metalúrgico deixa clara a sua intenção de disputar a presidência em 2014. E Dilma que se prepare, pois esse é apenas o primeiro capítulo de uma fábula.