Lula abusa ao afirmar que Haddad, o pior ministro da Educação, pode ser o melhor prefeito de São Paulo

Papo furado – Com a campanha eleitoral já ocupando espaço no rádio e na televisão, o PT não perdeu tempo e despejou Lula sobre os eleitores paulistanos, obrigados a ouvir e ver o ex-presidente balbuciando mentiras. Ainda buscando uma solução para o empacado Fernando Haddad, que nas pesquisas continua estacionado na casa de 8% de intenção de voto, o ex-presidente afirma sem qualquer sinal de rubor que, como o seu apoio e o de Dilma, o candidato petista será o melhor prefeito de São Paulo.

Que Lula falta com a verdade com largueza todos sabem, mas só mesmo alguém tomado pela irresponsabilidade é capaz de fazer tal afirmação. Quando impôs o candidato de sua preferência, atropelando os companheiros de legenda, Lula apresentou Haddad ao eleitorado como o melhor ministro da Educação de toda a história brasileira. Acontece que nove entre dez brasileiros sabem que Fernando Haddad foi um enorme fiasco à frente da pasta da Educação.

Os seguidos escândalos do Exame Nacional do Ensino Médio são um exemplo do que Lula quer dar aos eleitores da maior cidade brasileira. A greve em 38 universidades federais antecipa o que pode ocorrer com a capital dos paulistas se Fernando Haddad arrancar a vitória das urnas.

Ex-prefeita de São Paulo e atualmente exercendo mandato de senadora, a petista Marta Suplicy até então vem se recusando a subir no palanque de Haddad. Líderes petistas no Congresso Nacional não escondem a preocupação com a difícil situação de Fernando Haddad na disputa pela prefeitura paulistana.

Lula é um “animal político” e sabe avaliar quando um candidato tem chance de disputar eleição acirrada, como a da cidade de São Paulo. Só mesmo um interesse maior e escuso pode obrigar alguém a fazer aposta tão arriscada e aparentemente inconsequente.