Reta final – O “telecatch” que tomou conta da sucessão em São Paulo deve esquentar com a proximidade do primeiro turno das eleições municipais. A previsão tem como base a mais recente pesquisa eleitoral, realizada pelo Ibope.
De acordo com o instituto, Celso Russomanno, candidato do PRB, partido controlado pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), permanece em primeiro lugar, com 34% das intenções de voto. O “lulodependente” Fernando Haddad, do PT, aparece em segundo, com 18 das intenções de voto, enquanto José Serra, do PSDB, que na última pesquisa Datafolha estava com vantagem sobre o petista, aparece em terceiro, com 17%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, Haddad e Serra estão tecnicamente empatados.
Segundo o Ibope, Russomanno caiu de 5% para 34%, Serra foi de 19% para 17%, enquanto Haddad subiu de 15% para 18%. Tal situação obrigará ambos os candidatos a lançarem mão de todas as armas para chegar ao segundo turno, o que imporá ao eleitorado um espetáculo que tem tudo para ser degradante. Por sua importância, São Paulo é uma cidade sempre carente de propostas viáveis, o que até então aconteceu, mas será palco de uma intensa troca de acusações, sem contar que nos bastidores os golpes baixos dominarão a cena.
O Ibope também simulou o segundo turno da disputa paulista com os nomes dos três primeiros colocados na pesquisa divulgada nesta terça-feira (25). Celso Russomanno venceria se disputasse a prefeitura contra o petista Fernando Haddad ou o tucano José Serra, Na simulação com Haddad e Serra, o candidato do PT venceria.
Confira abaixo os resultados:
Russomanno 48% x 24% Haddad
Russomanno 51% x 23% Serra
Haddad 39% x 29% Serra