Alta da inflação e fraco crescimento do PIB acendem a luz vermelha da economia brasileira

Deu errado – Divulgado nesta segunda-feira (1) pelo Banco Central, o Boletim Focus trouxe a nova previsão de inflação para 2012. De acordo com economistas e analistas de cem instituições financeiras, consultados pelo BC, o IPCA deve encerrar o ano em 5,36%, ante 5,35% apontados na consulta anterior. Trata-se da décima segunda semana consecutiva de aumento na previsão da inflação. Para 2013, a estimativa dos analistas dos bancos recuou de 5,50% para 5,48%.

O Boletim Focus traz também a previsão dos analistas do mercado financeiro sobre a não redução da taxa básica de juro (Selic) neste ano, que deve permanecer nos atuais 7,5%. Por outro lado, o mercado manteve o crescimento do Produto Interno Bruto em 1,57%, o que é um enorme fiasco, se considerados os discursos das autoridades do governo, a começar pelo ministro Guido Mantega, da Fazenda, que disse, meses atrás, que a crise internacional passaria ao largo do Brasil.

Enquanto a imprensa se preocupa apenas em informar os fatos de forma pontual e isolada, sem qualquer comentário que possa ser compreendido pela parcela incauta da população, é preciso alertar que o perigo maior da economia brasileira está em um perigoso binômio: inflação alta e pífio crescimento da economia.

Para piorar a situação, a aposta do governo no consumo interno como saída para a crise econômica nacional pode não vingar, mesmo com a redução das taxas de juro ao consumidor. O País vive um momento delicado em termos de endividamento recorde das famílias e inadimplência em alta. Resultado dos apelos irresponsáveis do então presidente Luiz Inácio da Silva, que no final de 2008 empurrou os cidadãos ao consumismo.