Apagão da noite de quarta-feira mostra a incompetência de um governo que ignora o planejamento

Lampião na mesa – Na noite de quarta-feira (3), quatro regiões do País (Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste) enfrentaram um apagão que durou cerca de meia hora. Regiões de importantes cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte, ficaram às escuras, enquanto o Operador Nacional do Sistema (ONS) buscava uma desculpa capaz de convencer os prejudicados.

Por ocasião do apagão de novembro de 2009, a então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Vana Rousseff, apelo à sua conhecida diplomacia para atacar jornalistas que cobravam explicações convincentes sobre o ocorrido, que teve como desculpa alguns raios que caíram no interior de São Paulo e comprometeram as linhas de transmissão. À época, Dilma disse que ocorrera um blecaute, não um apagão (vídeo abaixo).

Na manhã desta quinta-feira (4), em entrevista, Hermes Chipp, diretor do ONS, desprovido da diplomacia (sic) de Dilma, disse que o apagão da noite anterior serviu para evitar um blecaute. E como sempre fazem as autoridades do setor elétrico, Chipp afirmou tratar-se de um problema isolado, que poderia ser pior, que a dificuldade na transmissão de energia está na dimensão continental do Brasil, além de outras tantas sandices.

Pois bem, o sistema de transmissão de energia está operando acima do limite, algo que os messiânicos e magnânimos palacianos não reconhecem, pois seria admitir a própria incompetência de um partido que chegou ao poder central com a sacola dos milagres a tiracolo, mas acabou se especializando em corrupção e outras falcatruas. O incidente de quarta-feira ocorreu no dia mais quente do ano, sendo que ainda vivemos o começo da primavera.

Quando o ucho.info insiste em afirmar que o governo do PT desconhece o significado da palavra planejamento, muitos esquerdistas torcem o nariz e afirmam ser implicância de nossa parte. Na verdade, no momento em que o boquirroto Lula empurrou os brasileiros ao consumo, que partiram às compras no vácuo da redução do IPI, o governo já deveria ter solucionado os conhecidos problemas do sistema de transmissão de energia. Entupir os lares verde-louros com eletrodomésticos novos sem a devida e antecipada cautela só poderia terminar no caos que aí está. E lembre-se que em apenas onze dias ocorreram dois apagões.

Contudo, o mais importante daqui para a frente é a adoção de um discurso padrão por parte do Palácio do Planalto e do Operador Nacional do Sistema, pois apagão e blecaute são sinônimos. Do contrário, é possível afirmar que para Dilma, em 2009, seis não foi meia dúzia, ao passo que, em 2012, para Chipp o seis evitou a meia dúzia.

Como disse certa feita o filósofo apedeuta Lula, “nunca antes na história deste país”. E prepare-se, caro leitor, pois o verão, que ainda não chegou, promete muito calor e aparelhos de ar-condicionado aos bolhões.