Pena de mais de 40 anos de prisão faz com que silêncio de Marcos Valério valha muito dinheiro

Cornucópia do crime – O Supremo Tribunal federal ainda precisa colher o voto do ministro Marco Aurélio Mello no caso da condenação de Marcos Valério Fernandes de Souza por evasão de divisas, mas o publicitário mineiro já foi apenado com quarenta anos e um mês de prisão em regime fechado. A dosimetria da pena do operador do Mensalão do PT é um balizador do que enfrentarão os outros 24 condenados, cujas penas serão fixadas nos próximos dias.

A difícil situação de Marcos Valério aponta para um risco crescente que passa o Partido dos Trabalhadores, pois o publicitário, que no passado teria pedido à cúpula da legenda R$ 200 milhões pelo seu silêncio, pode revelar o que muitos ainda não sabem. Entre os futuros alvos de Valério está o ex-presidente Luiz Inácio da Silva, que continua negando a existência do mensalão e afirmando que entrou para história pela porta da frente.

Se o PT comprará o silêncio de Marcos Valério não se sabe, mas fato é que diante de tão dura pena a pedida deve ser bem maior. Mesmo que quisesse aceitar a proposta do operador do Mensalão do PT, a legenda não teria como disponibilizar tanto dinheiro, mesmo que no exterior. Por conta disso, é preciso que as autoridades policiais e judiciais fiquem atentas, pois empresários que escaparam do indiciamento no caso do mensalão já teriam sido procurados para um eventual pagamento.

Enquanto nada disso acontece, o PT tem despachado o ex-presidente Lula para diversas cidades brasileiras que terão segundo turno, no afã de conquistar uma resposta ainda maior, mesmo que mentirosa, para o maior escândalo de corrupção da história nacional. Lula disse recentemente que já foi julgado na reeleição em 2006 e na eleição de Dilma, mas esse discurso não passa de mais um embuste da usina de mitomania do ex-metalúrgico.