Dosimetria das penas dos condenados no Mensalão do PT adia o fim do julgamento para novembro

Para depois – O Supremo Tribunal Federal (STF) deve concluir o julgamento da Ação Penal 470 (Mensalão do PT) apenas em meados novembro, apesar da previsão do ministro-relator Joaquim Barbosa de que o processo seria finalizado nesta quinta-feira (25). O atraso se deve ao fato de a Corte enfrentar dificuldade para concluir a dosimetria das penas. Até agora, os ministros avaliaram somente as penas dos crimes cometidos pelo publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, cuja penalidade ultrapassa quarenta anos de prisão.

Mais antigo ministro do STF, Celso de Mello afirmara que a Corte deve interromper o julgamento durante a viagem de Barbosa à Alemanha, onde fará tratamento de saúde, retomando o processo de dosimetria após o retorno do magistrado, em 5 de novembro. No intervalo da sessão de quarta-feira (24), o presidente Carlos Ayres Britto reforçou o entendimento do decano.

“Se não der para terminar, não há problema. Porque a segurança não pode ser comprometida. O debate acalorado é saudável. O julgamento será interrompido com a viagem do ministro Joaquim Barbosa. Quando o ministro voltar, a gente retoma o julgamento”, disse Ayres Britto.

Para o presidente da Corte, o julgamento está “correndo muito bem”. “Nada de acelerar, porque essa é uma parte importantíssima do julgamento. Devemos marchar com absoluta segurança”, completou. (Com informações da Agência Brasil)