Analistas financeiros contrariam as profecias palacianas e elevam a previsão de inflação para 2012

Sinal vermelho – Enquanto o messianismo petista se esparramava pela Avenida Paulista, em São Paulo, a inflação não dava trégua aos brasileiros. Na manhã desta segunda-feira (29), o Boletim Focus, do Banco Central, trouxe nova previsão para a inflação. De acordo com analistas de instituições financeiras, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 2012, subiu pela décima sexta semana seguida, ao passar de 5,44% para 5,45%.

As estimativas estão acima do centro da meta de 4,5%, mas abaixo do limite superior de 6,5%. Cabe à autoridade monetária, o Banco Central, manter a inflação sob controle. Um dos instrumentos usados pelo BC para controlar a inflação e o nível de atividade é a taxa básica de juro, a Selic. Os analistas esperam que o Comitê de Política Econômica (Copom) interrompa o processo de redução da Selic, iniciado em agosto de 2011.

Para a última reunião do ano do Copom, em novembro, a expectativa é a manutenção da Selic no atual patamar (7,25% ao ano). Para o final de 2013, a projeção caiu de 8% para 7,75% ao ano.

A pesquisa do Banco Central também traz estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), que passou de 4,56% para 4,62%, em 2012, mas permanece em 4,83%, em 2013.

Há algo errado na economia brasileira que os petistas palacianos continuam escondendo. Consumo elevado, inflação em alta, atividade industrial pífia e salários baixos representam problema futuro, para não afirmar que foi acionada a contagem regressiva.