Desinteresse pela política provoca índice preocupante de abstenção no 2º turno

Deixando de lado – Seis milhões dos 31,7 milhões de eleitores aptos a votar no segundo turno das eleições municipais deixaram de comparecer às urnas no domingo (28). Encerrada a apuração das urnas nas cinquenta cidades brasileiras que tiveram segundo turno, o Tribunal Superior Eleitoral chegou ao índice de 19% de abstenção, três pontos percentuais a mais que o registrado no primeiro turno, 16%.

O aumento preocupa o TSE e será avaliado pela Justiça Eleitoral, disse a presidente do tribunal, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha. “Agora cabe aos órgãos tanto da Justiça Eleitoral quanto aos especialistas e cientistas políticos fazermos essa avaliação, porque qualquer aumento é preocupante. Toda abstenção não é boa”, ressaltou a ministra na entrevista coletiva em que fez um balanço da votação no segundo turno.

“É um dado sobre o qual nós todos vamos nos debruçar para termos verificação adequada do porquê, quais as causas e consequências, e as medidas que podem ser tomadas para convidar com mais eficácia todos os eleitores que desta vez se abstiveram de votar”, acrescentou.

Ao final da apuração, os números apontaram o Maranhão como o estado com maior índice de abstenção no segundo turno. Dos 678.070 eleitores que deveriam retornar às urnas na capital, São Luís, única cidade maranhense com segundo turno, 149.439 não foram votar, o que representa 22,04% do total. O Rio de Janeiro aparece na segunda posição, com 21,55% de abstenção e a Bahia, em terceiro, com 21,4%.