Presidente do PSB, Eduardo Campos sai forte das eleições municipais e é ameaça a Dilma em 2014

Cacife aumentado – Encerradas as eleições municipais, o partido que mais dividendos colheu foi o PSB, presidido pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos. De olho em voos políticos mais altos, Eduardo Campos se coloca em boa posição no cenário da disputa presidencial, que terá Dilma Rousseff como candidata à reeleição.

Por enquanto, o PSB faz parte da base aliada do governo Dilma, mas um rompimento não deve ser descartado. No caso de querer evitar um confronto com Eduardo Campos em 2014, Dilma terá de compensar o partido com mais cargos na máquina federal.

Enquanto Dilma Rousseff não decide a questão envolvendo o PSB, o governador Eduardo Campos avança em seu projeto de chegar ao Palácio do Planalto. O PSDB, que deve lançar o senador Aécio Neves (MG) como candidato à presidência, considera como possível uma aliança com o governador Eduardo Campos.

Após votar em São Paulo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso declarou que o PSDB pode, sim, se juntar ao PSB de Campos para disputar a Presidência da República. Perguntado quem seria cabeça de chapa, FHC disse que o PSDB por ser maior deve liderar a candidatura.

Irmãos Gomes

Outra corrente do PSB que também saiu forte da eleição foi a comandada pelos irmãos Cid Gomes, governador do Ceará, e Ciro Gomes. Em Fortaleza, Cid e Ciro derrotaram o PT ao elegerem Roberto Cláudio, que conquistou 53,02% dos votos dos eleitores da capital cearense. Com o apoio de Lula, Dilma e da prefeita Luizianne Lins, o petista Elmano de Freitas foi derrotado nas urnas fortalezenses.