Demitida no escândalo dos cartões corporativos, ex-ministra Matilde Ribeiro é sondada por Haddad

Copiando Brasília – Ex-ministra do governo Lula, Matilde Ribeiro deixou a Esplanada dos Ministérios, em 2008, na esteira dos rumorosos escândalos envolvendo o uso indiscriminado dos cartões de crédito da Presidência da República.

Desde o seu pedido de demissão, Matilde Ribeiro mergulhou no ostracismo, pelo menos diante das câmeras, mas integra a lista dos que podem assumir o comando da futura Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, uma das sonoras promessas de campanha do petista Fernando Haddad, prefeito eleito da cidade de São Paulo.

Filiada ao PT, Matilde tem ligações viscerais com a Central Única dos Trabalhadores, braço sindical da legenda, e comandou durante cinco anos a Secretaria Especial de Promoção de Políticas da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), a convite do companheiro Luiz Inácio da Silva.

Na esfera federal, a Seppir transformou-se em objeto do desejo do PT e o PCdoB. E na capital dos paulistas a queda de braço não será diferente. Na lista de cotados para a nova pasta constam os nomes da sambista Leci Brandão, deputada estadual pelo PCdoB, e Flávio Jorge Rodrigues da Silva, militante do movimento negro, ligado ao PT.

Em outras palavras, Fernando Haddad, que durante a campanha prometeu vestir a camisa da honestidade, parece decidido a enxertar na prefeitura de São Paulo algumas gotas dos escândalos do governo do padrinho Lula.