STF estuda redução das penas impostas a Marcos Valério e Roberto Jefferson no processo do mensalão

Calculadora na mão – Ministros do Supremo Tribunal Federal já avaliam uma eventual redução da pena imposta a Marcos Valério, condenado no processo do Mensalão do PT a mais de quarenta anos de prisão por lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, evasão de divisas, corrupção ativa e peculato. Esse movimento dos magistrados não está vinculado aos efeitos das recentes declarações de Valério, durante depoimento em setembro à Procuradoria-Geral da República.

Na ocasião, Valério procurou o Ministério Público espontaneamente e, em seu relato, citou os nomes de Lula e do ex-ministro Antonio Palocci Filho, além de afirmar que dinheiro do esquema criminoso foi utilizado para pagar pessoas que estariam chantageando o PT em Santo André, após a morte do prefeito Celso Daniel em 2002.

No depoimento, Marcos Valério disse que poderia revelar novos fatos, desde que fosse incluído no programa de proteção a testemunhas. Com isso, o operador do Mensalão do PT mudaria de nome e passaria a viver em local ignorado, o que lhe renderia a liberdade.

Outro que pode ter a pena reduzida é o presidente nacional do PTB e deputado Roberto Jefferson, que revelou o escândalo e impediu que o Palácio do Planalto continuasse comprando parlamentares com dinheiro desviado dos cofres públicos e de suspeitas contribuições de empresários que rechearam o caixa do esquema comandado por José Dirceu, com o conhecimento de Lula.