O Nordeste é consumido pela seca, mas as obras de transposição do São Francisco estão abandonadas

Safadeza oficial – A seca que devasta o Nordeste parece não ter fim. A situação é tão grave, que o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) usou a tribuna do Senado, na quarta-feira (21), para pedir à presidente Dilma Rousseff a decretação de estado de emergência na região.

“Venho bradar desta tribuna em relação à gravíssima situação que o Nordeste enfrenta naquela que está sendo constatada como a mais longa estiagem dos últimos 40, 50 anos. Diante da letargia do Governo Federal na adoção de providências, lembro-me de uma frase do tribuno e poeta Raymundo Asfora, que certa feita disse, em relação ao Nordeste: “o Governo Federal promete como sem falta e falta como sem dúvida”, afirmou Cunha Lima.

De acordo com o senador paraibano, as populações estão passando sede, porque o governo federal não repassa ao Exército Brasileiro, responsável pelo suprimento de água por meio dos caminhões-pipas, os recursos suficientes para abastecer as populações rurais. “Ao mesmo tempo em que a população tem de se socorrer de um caminhão-pipa para comprar uma lata d’água para sua sobrevivência, ela tem de beber água barrenta diante da omissão do Governo Federal, que simplesmente faz de conta que o problema não existe. O nosso rebanho está sendo dizimado, a avicultura no Nordeste está sendo destruída porque, simplesmente, não temos como fazer a distribuição de milho” – lamentou.

Em algumas regiões do Nordeste não chove há quase vinte meses, o que faz com que pequenos agricultores percam suas lavouras e rebanhos. Enquanto isso, o Palácio do Planalto assiste à tragédia e dá respostas com números que não convencem e muito menos resolvem o problema.

O escárnio torna-se ainda maior quando considerado o fato de as obras de transposição do Rio São Francisco, tão festejada pelo megalômano Luiz Inácio da Silva, estão vergonhosa e acintosamente abandonadas. A tal transposição foi um engodo político e eleitoreiro, que serviu apenas e tão somente para turbinar a manipulada aprovação de Lula e incensar Dilma Rousseff como candidata à presidência.

O PT, que se considera uma reunião de gênios, deveria ter vergonha da roubalheira que foi o escândalo do mensalão, enquanto brasileiros têm a dignidade massacrada pela incompetência dos atuais ocupantes do poder.

O estrago provocado por Lula nos oito em que ocupou o Palácio do Planalto é tão assustador, que recuperá-lo exigirá dos brasileiros pelo menos cinco décadas de esforço ininterrupto.