Brasil discute exaustivamente a questão do pré-sal, que só trará recursos viáveis daqui a vinte anos

Já cansou – A questão dos royalties do petróleo, cujo projeto a presidente Dilma Rousseff tem até o próximo dia 30 para sancionar ou vetar, total ou parcialmente, é uma discussão sem fim e que nada contribui para o desenvolvimento atual do País.

Há pelo menos quatro anos o Brasil discute o assunto, período em que assistiu ao então presidente Luiz Inácio da Silva circulando pelo planeta na condição de xeique tupiniquim do petróleo. Desde então, nenhuma gota extra de petróleo foi produzida no País, obrigando a Petrobras a importar combustível em função da alta do consumo.

Como sempre afirmou o ucho.info, qualquer produção de petróleo do pré-sal comercialmente viável demorará pelo menos vinte anos. Enquanto o Brasil de se dobra diante de problemas recorrentes, sem a menor iniciativa do governo para solucioná-los, os políticos se engalfinham por algo que só será viável daqui a duas décadas. Querer vincular a melhora da educação nacional aos royalties do petróleo é sinal de incompetência no setor.

Enquanto isso, o Brasil vai seguindo a sua trajetória aos trancos e barrancos, sempre com um escândalo de corrupção para entremear o cotidiano, até porque o que não falta na política são ladrões profissionais.