Alvaro Dias quer a criação de CPI no Senado para investigar o escândalo de Rosemary

Lupa na mão – Líder do PSDB no Senado Federal, o senador Alvaro Dias (PR) anunciou que sugerirá na terça-feira (4), à bancada do partido, a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o esquema criminoso de venda de pareceres em agências reguladoras e tráfico de influência no governo federal, escândalos apurados na Operação Porto Seguro, da Polícia Federal.

Mesmo reconhecendo que a oposição não conta com um número suficiente de parlamentares para propor a criação da CPI da Rosemary, Alvaro Dias espera contar com a adesão de senadores governistas “independentes”, como Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Pedro Taques (PDT-MT) e Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE).

“Seria importante um requerimento propondo CPI para conhecermos o lado de cada um: quem está conivente com esse esquema de corrupção e quem está do outro lado, que quer investigação para a responsabilização civil e criminal desses que são assaltantes do dinheiro público”, afirmou Alvaro Dias.

De acordo com o regimento interno do Senado, a criação de uma CPI depende da assinatura de 27 senadores favoráveis ao tema. Vencida essa etapa, o pedido de criação da CPI precisa ser lido pelo presidente do Senado, em sessão plenária da Casa legislativa.

Como o Congresso está a um passo do recesso parlamentar, a CPI, se criada, será instalada somente a partir de fevereiro de 2013, quando os parlamentares retornam ao trabalho.