PSDB lança Aécio como pré-candidato à Presidência, mas mineiro já mostrou os punhos de renda

Sem saída – Pelo menos por enquanto o eterno racha no PSDB foi deixado de lado e a legenda lançou nesta segunda-feira (3) o senador Aécio Neves (MG) como pré-candidato à Presidência em 2014.

“Eu cumprirei meu papel como sempre cumpri. O Brasil está cansado do que está vendo […] Eu vou cumprir meu papel seja ele qual for, só não vou antecipar etapas”, declarou Aécio, que chegou atrasado ao encontro da cúpula tucana.

A indicação do senador mineiro, que só aconteceu por insistência de Fernando Henrique Cardoso, surge no momento em que a presidente Dilma Rousseff enfrenta sérias dificuldades na economia, que se repetidas em 2013 comprometerão seu projeto de reeleição. De igual modo, o PT enfrenta uma séria crise de credibilidade, pois antes do final do julgamento do processo do mensalão o partido se vê envolvido em um escândalo de corrupção de proporções incalculáveis.

O senador Aécio Neves disse que antecipará etapas, mas para continuar no páreo será obrigado a afinar ainda mais o discurso contra o Palácio do Planalto e deixar de lado os afagos políticos que troca com os petistas de Belo Horizonte.

O momento tem sido considerado adequado pelos pretendentes do Palácio do Palácio do Planalto, como é o caso do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, que há muito vem sinalizando com uma eventual candidatura à sucessão de Dilma.

Se o PSDB se agarrar à prosódia política que domina o partido, Dilma Rousseff se reelege e os tucanos ainda estarão filosofando.