Mensalão do PT: PPS pede abertura imediata de inquérito contra o ex-presidente Lula

Fechando o cerco – O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), e o líder do partido na Câmara, Rubens Bueno (PR), cobraram nesta terça-feira (11) a abertura imediata, pelo Ministério Público Federal, de inquérito para investigar a atuação do ex-presidente Luiz Inácio da Silva no Mensalão do PT. Reportagem divulgada pelo jornal “O Estado de S. Paulo” revela a íntegra do depoimento que o publicitário Marcos Valério, operador do esquema, prestou a um grupo de procuradores da República. Em seu relato, o empresário afirma que Lula recebeu R$ 100 mil do mensalão para pagamento de despesas pessoais, e que autorizou pessoalmente a contratação de empréstimos fraudulentos destinados a comprar parlamentares e garantir sua maioria parlamentar no Congresso.

“Diante das declarações dadas ao Ministério Público não resta outro caminho. É abertura imediata de inquérito”, afirmou Freire, que no último dia 6 de novembro, junto com o líder do partido e outros parlamentares da oposição, já havia ingressado com representação na Procuradoria-Geral da República pedindo a abertura de investigação para apurar a atuação de Lula como verdadeiro chefe da quadrilha do Mensalão do PT.

Freire explica ainda que não há necessidade do partido apresentar um adendo a representação, pois o depoimento de Marcos Valério foi dado diretamente ao Ministério Público. “Eles já tem todos os elementos. Então, é hora de dar início à investigação”, defende o presidente do PPS.

Situação de Lula se agrava

Para Rubens Bueno, a divulgação do teor do depoimento de Marcos Valério agrava ainda mais a situação do ex-presidente. “Lula já estava complicado com o caso da ex-chefe de gabinete da Presidência da República, Rosemary Nóvoa de Noronha, sua amiga íntima que foi indiciada pela Polícia Federal por formação de quadrilha num esquema de tráfico de influência e corrupção. Agora vem à tona a confirmação do que já sabíamos: ele era o verdadeiro chefe do mensalão. O lamentável é que, em vez de se explicar à Nação, Lula se esconde no exterior”, critica o líder do PPS.