Viatura da Polícia Militar do Distrito Federal é flagrada na fila do McDonald’s, em Brasília

Sem explicação – O Distrito Federal sofre com a insegurança como qualquer estado da federação, mas o governo local precisa se empenhar mais na orientação que dá aos policiais. Pelo que se sabe, policiais têm escala e horário fixo de trabalho, respeitados os direitos da categoria.

Nesta quinta-feira (13), às 14h57, uma viatura da Polícia Militar do Distrito Federal estava na fila do “drive thru” da loja do McDonald’s localizada perto da Torre de Televisão, no chamado Eixo Monumental. Reza a lei do serviço público que é proibido o uso de viatura ou carro oficial para assuntos particulares.

Não se trata de proibir que os policiais se alimentem, mas de acordo coma legislação isso tem horário definido para ocorrer. Ademais, a presença de uma viatura policial na fila de uma loja de fast food dá a entender que inexiste no Distrito Federal, incluindo a capital dos brasileiros, a tal da insegurança. Se os policiais estavam no local para atender a ordem de algum superior hierárquico, o caso é ainda mais grave.

O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar é experiente e competente, pois afinal é delegado da Polícia Federal, e saberá como orientar melhor os seus subordinados. Até porque, um trabalhador comum que abandonar o trabalho no meio do expediente para comprar um sanduíche, por certo corre o risco de ser demitido.

Avelar adotou na secretaria o procedimento de conhecer in loco a aplicação do policiamento ostensivo e todo o planejamento que envolve a contenção e redução da criminalidade, em cada uma das quatro Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp), – dentro do Programa Ação Pela Vida – considerada prioridade para a pasta.