Pesquisa Ibope mostra que escândalos e economia fraca não abalaram a aprovação do governo

Difícil de acreditar – Encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a pesquisa Ibope sobre a aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff, divulgada há instantes, mostrou que o povo brasileiro não está preocupado com a grave situação da economia ou há algo errado nesses resultados.

De acordo com a pesquisa, 62% dos entrevistados consideram o governo ótimo ou bom; 29%, regular; e 7% ruim ou péssimo. Os resultados são idênticos à pesquisa realizada em setembro passado.

É difícil acreditar que o julgamento do Mensalão do PT, que confirmou o esquema de corrupção e rendeu pesadas penas, o pífio crescimento econômico e o recente escândalo que veio à tona no vácuo da Operação Porto Seguro não tenham interferido nos resultados da pesquisa.

É sabido que a extensa maioria dos empresários não mataria a galinha dos ovos de ouro apenas para manter a coerência. Como o Ibope tem no Partido dos Trabalhadores um dos seus maiores clientes, mesmo que indiretamente, e que seu proprietário, Augusto Montenegro, é muito ligado a petistas históricos, é bom ter cautela com a pesquisa.

Mesmo assim, não custa continuar vigilante e apontando os erros de um governo despreparado, ufanista e que fecha os olhos para a corrupção.