Dilma tentará mostrar que o Brasil é o país de Alice, mas BC prevê nova redução do PIB em 2012

Ladeira abaixo – Como já noticiamos, a presidente Dilma Rousseff ocupará ainda nesta semana a rede nacional de rádio e televisão para a costumeira mensagem de final de ano, ocasião em que exaltará as realizações ocorridas nos dois primeiros anos do seu governo e acima de tudo tentará transformar o corrupto Lula em vítima.

Salvar o ex-metalúrgico é uma missão quase impossível, mas falar das conquistas do governo não será fácil, pois na manhã desta segunda-feira (17) o Banco Central despejou um balde de água fria sobre o Palácio do Planalto.

De acordo com o Boletim Focus, a previsão do mercado para o crescimento da economia brasileira em 2012 recuou de 1,03% para 1%. Trata-se da quinta revisão consecutiva para baixo. Para 2013, a estimativa passou de 3,50% para 3,40%, também a quinta queda seguida. Há quatro semanas, as projeções eram, respectivamente, 1,52% e 3,96%.

A projeção para o desempenho do setor industrial em 2012 manteve-se no patamar negativo, mas a queda acentuou e saiu de -2,27% para -2,32. Para 2013, os economistas preveem avanço no setor industrial, mas a previsão de expansão também caiu, de 3,75% para 3,70%. Um mês antes, o Boletim Focus apontava previsão de alta para o próximo ano de 4,15%. Foi a terceira revisão consecutiva para baixo da produção industrial em 2013.

O Brasil está vivendo uma grave crise econômica, mas os palacianos insistem em não enxergar a realidade. Dilma, que foi à Paris e a Moscou para balbuciar sandices, continua apostando nas inócuas receitas de Guido Mantega, que ainda está ministro da Fazenda, mas já entrou na alça de mira de alguns ministros do próprio PT.