Rotavírus: um dos vilões do verão que você tem como evitar

(*) Sempre Saúde –

O rotavírus mata milhões de pessoas em todo o mundo e, no verão, essa doença atinge muitas e muitas pessoas, em especial crianças. Então, é preciso saber um pouco mais sobre o vírus e como fazer para evitá-lo

– A transmissão do vírus não está relacionada com temperatura. Ocorre que no final do ano, assim como nos meses mais quentes, as pessoas tendem a consumir mais alimentos fora de casa.

– A transmissão do rotavírus é fecal-oral, ou seja, pelo consumo de alimentos, de água contaminada ou ainda do contato oral com objetos sujos.

– Todos são susceptíveis a contrair o vírus. No entanto, crianças até três anos tendem a desenvolver quadros mais graves, principalmente quando comparadas com adultos, que geralmente apresentam estágios mais benignos. Indivíduos desnutridos, de baixa renda sócio-econômica, com alguma doença que afete o desempenho do sistema imunológico também podem ter quadros mais severos.

– Além da diarreia, outros sintomas podem acompanhar a infecção como é o caso dos vômitos, da febre, do mal-estar, da coriza e da tosse. Geralmente os sintomas duram por sete dias e regridem espontaneamente por causa da ação do sistema imunológico de cada indivíduo.

– Mas dependendo da frequência e do volume da diarreia, a infecção pode acarretar ainda uma situação potencialmente grave de desidratação. Nesses casos, o paciente pode apresentar sonolência, irritabilidade, sede excessiva, diminuição do volume da urina, boca seca, olhos encovados, ausência de lágrimas e perda da consistência da pele.

– Enquanto os quadros leves podem receber tratamento domiciliar com a reposição de líquidos a partir de soro caseiro ou do leite materno, os estágios moderados e graves exigem internação e uso de hidratação endovenosa. Mas, em todos os casos é muito importante o acompanhamento médico para evitar infecções mais graves.

Como Prevenir

– Lave as mãos cuidadosamente e com frequência, especialmente depois de usar o banheiro e de trocar as fraldas das crianças, antes das refeições e quando for preparar os alimentos.

– Lave bem e deixe mergulhados em solução desinfetante frutas e legumes que vão ser ingeridos crus.

– Use água tratada para beber e no preparo dos alimentos.

– Mantenha sempre bem limpos os utensílios de mesa e os que são usados na cozinha.

– Cuidado ao consumir alimentos e água fora de casa, verifique as condições de higiene.

Se fizer isso, as chances de contrair a doença serão bem menores. Acredite!

(*) Sempre Saúde é especializada em medicina preventiva, gestão de afastados e monitoração de pacientes crônicos