Ministério Público de São Paulo pode descobrir a conexão do Mensalão do PT com o caso Celso Daniel

Agulha no palheiro – O Ministério Público de São Paulo anunciou que investigará a denúncia feita por Marcos Valério à Procuradoria-Geral da República, em setembro passado, ocasião em que afirmou que Lula, Gilberto Carvalho foram extorquidos por causa do assassinato do então prefeito de Santo André, Celso Daniel.

Responsável pela abertura do inquérito que investigou o caso, o promotor Roberto Wider Filho convidou Marcos Valério para depor na segunda semana de janeiro. Em uma das pontas do imbróglio estaria o empresário Ronan Maria Pinto, dono do jornal Diário do Grande ABC.

Segundo Valério, ele foi procurado na época pelo PT com um pedido de R$ 6 milhões. Coincidentemente, esse foi o valor pago à família Pelosi pela compra do jornal. Como o publicitário não conseguiu viabilizar a quantia de que o PT precisava, a missão foi dada ao empresário José Carlos Bumlai, amigo de Lula, que solucionou o problema com um empréstimo.

Esse intrincado cenário comprova a ligação do caso Celso Daniel e o Mensalão do PT, ao mesmo tempo em que confirma que Sérgio Gomes da Silva, acusado pela morte do ex-prefeito, nada tem a ver com o crime.

Na verdade, Celso Daniel foi morto porque descobriu que o dinheiro das propinas, que serviria para financiar a campanha de Lula em 2002, estava sendo desviado, em parte, para outros fins. Alguns integrantes da cúpula petista se beneficiaram do tal desvio e adquiriram imóveis de padrão elevado em cidades de veraneio no entorno da cidade de São Paulo.

O caso do assassinato de Celso Daniel é um tanto complexo, mas com um pouco de paciência é possível compreendê-lo. A participação de petistas no crime explica a súbita e não explicada morte do médico-legista Celso Delmonte Printes. O único que ainda não foi eliminado é o editor do ucho.info, que, além de ter sido processado, sofreu sérias retaliações e ameaças por conhecer o caso a fundo e ter revelado as gravações feitas pela polícia, cujos principais trechos você confere abaixo.

Principais trechos das gravações telefônicas do caso Celso Daniel, divulgadas à época com exclusividade pelo ucho.info. Em uma delas, o atual ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e Ivone Santana tratam a morte de Celso Daniel com frieza.

santo_andre_1.1

santo_andre_2.1

santo_andre_2.2

santo_andre_3

santo_andre_4

santo_andre_5

santo_andre_6

santo_andre_7

santo_andre_8

santo_andre_9

santo_andre_10

santo_andre_11

santo_andre_12

santo_andre_13

santo_andre_14