Coreia do Sul suspende compra de carne brasileira e sobre para seis os países que declararam embargo

Mais um – Entre os assuntos que conversou com o bisonho Vladimir Putin, em Moscou, a presidente Dilma Rousseff tratou do eventual embargo russo à carne brasileira, devido a um caso isolado da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecido popularmente como “mal da vaca louca”. Dilma voltou ao Brasil sem uma resposta de Putin, que prometeu estudar o assunto, mas o embargo russo deve ser parcial.

Até agora, seis países suspenderam a importação de carne brasileira em razão do ocorrido: Coreia do Sul, Arábia Saudita, China, Japão, África do Sul e Egito. O embargo egípcio se restringe à carne produzida no estado do Paraná, onde ocorreu o mencionado caso, em 2010.

Em 7 de dezembro, a Organização Mundial de Saúde Animal, por meio de comunicado oficial, manteve a classificação do Brasil como país de risco insignificante para a EEB, confirmando que o País está livre da doença.

Como noticiou o ucho.info, esses embargos acontecem no momento em que a economia precisa se recuperar do fiasco registrado em 2012, mas as decisões dos citados países, se mantidas, afetaram o crescimento do PIB no próximo ano.

É preciso que as autoridades sanitárias do governo federal sejam ágeis e apresentem as contraprovas necessárias para a suspensão dos embargos, sob pena de a economia brasileira pagar a conta.