ONS desmente Dilma e afirma que fim dos apagões depende de obras que encarecerão muito a energia

(Foto: Carlos Barria - Reuters)
Perna curta – Dilma Rousseff chegou ao governo do messiânico Lula não apenas porque no passado foi companheira de armas, mas também porque, segundo consta, é especialista em energia. Por causa deste detalhe, Dilma foi guindada ao Ministério de Minas e Energia. De lá só saiu para substituir, na Casa Civil, o petista José Dirceu, que chafurdou na lama do mensalão.

Como já noticiamos reiteradas vezes, em novembro de 2009, quando ainda estava na chefia da Casa Civil, Dilma tentou explicar o apagão da época dizendo que se tratava de um blecaute – o que dá na mesma – e garantiu que o Brasil, daquele momento em diante, estava livre de interrupções de energia elétrica.

Porém, como nem tudo que político vocifera é confiável, somente nos últimos três meses já ocorreram cinco apagões no País, deixando milhões de pessoas sem energia elétrica. Enquanto o governo procurava um raio para ser o culpado, o Operador Nacional do Sistema (ONS), por meio do diretor-geral Hermes Chipp, informou que é impossível afirmar que apagões deixarão de existir. Em outras palavras, a técnica em energia Dilma Rousseff mentiu ou desconhece a matéria.

Pois bem, conviver com apagões não é uma empreitada agradável, em especial porque o Brasil é um país eminentemente tropical. Para evitar a continuidade doa apagões – ou blecautes como quer a presidente – será preciso construir um grande conjunto de linhas de transmissão, informou Hermes Chipp. O diretor-geral do ONS disse que isso representa altos investimentos, o que acarretaria um grande aumento da tarifa de energia elétrica. Traduzindo para o idioma dessa barafunda chamada Brasil, a conta será, como sempre, dos cidadãos.

Deixando de lado o que teremos de enfrentar daqui para frente por conta da colossal incompetência do governo do PT, é preciso saber como Dilma Rousseff e seus cotidianos aduladores conseguem falar em crescimento econômico, se o País enfrenta problemas sérios na transmissão de energia elétrica.

Ao tornar-se candidata à presidência, mesmo que oficiosamente, Dilma foi apresentada ao eleitorado nacional, por Lula, como a garantia da continuidade. Como se sabe, Lula é um mitômano compulsivo e Dilma, como dito, é a continuidade. Mesmo assim, na mensagem de Natal, que deve ir ao ar até a próxima sexta-feira, a presidente destacará as grandes conquistas alcançadas em dois anos de governo. Enfim…