Procurador-geral analisará depoimento de Valério e Lula pode ser investigado como manda a lei

Fechando o cerco – Encerrado o julgamento da Ação Penal 470, no Supremo Tribunal Federal, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse que a partir de agora terá tempo para analisar com a necessária atenção o depoimento prestado em 24 de setembro por Marcos Valério, que acusou o ex-presidente Lula de envolvimento no escândalo do Mensalão do PT.

Na ocasião, Valério disse aos procuradores que Lula, ao recebê-lo em seu gabinete no Palácio do Planalto, autorizou a contratação dos empréstimos bancários que alimentaram parcialmente o caixa do esquema e permitiram a compra de parlamentares no Congresso Nacional.

Dependendo da veracidade das informações fornecidas por Marcos Valério, a Procuradoria dará início ao devido processo investigatório. No caso de Lula, que deixou de ter foro privilegiado, a investigação, se for o caso, será realizada pela primeira instância do Ministério Público Federal. Com isso, o ex-presidente correr o risco de ter seus sigilos bancário, fiscal e telefônico quebrados.

Não apenas as acusações de Marcos Valério, mas a proximidade de Lula com Rosemary Noronha, sua namorada, e a disposição de Carlinhos Cachoeira de falar o que sabe sobre o esquema criminoso que o levou a passar nove meses na prisão, exigem que as autoridades se dediquem às investigações, pois o País não pode continuar refém de uma quadrilha sem limites e que tem Lula como comandante.

O Brasil precisa urgentemente ser passado a limpo para que os cidadãos consigam viver com um mínimo de dignidade e respeito, mas isso exige que os corruptos sejam submetidos À dureza da lei, julgados e condenados. Do contrário continuaremos a viver em uma terra de ninguém e que desrespeita de forma aviltante a legislação vigente. Ainda dá tempo!