Crise de energia: humanos culpados pelos apagões atendem pelos nomes de Dilma e Lula

No escuro – A incompetência do governo do PT é enorme e só não enxerga quem não quer. Além dos petistas que veem na própria incompetência a solução derradeira para o planeta. O risco cada vez maior de o Brasil enfrentar uma crise de energia elétrica é resultado da incompetência dos palacianos, que, como sempre, substituem o planejamento pela fanfarrice típica de governos populistas.

Quando Luiz Inácio da Silva, o nosso Messias tupiniquim, empurrou, ao final de 2008, os brasileiros ao consumismo, o ucho.info apertou para o perigo de o Brasil entrar em colapso em diversos setores por causa da falta de planejamento. Magnânimos, até porque jamais erram, os petistas do palácio ousaram nos chamar para dizer que nossas críticas eram excessivas. Palavrório gato à toa, pois nosso jornalismo crítico e opinativo continuou, como continuará, embasado pela coerência e realidade dos fatos.

Não se pode tirar o freio de uma demanda de consumo reprimida durante anos a fio sem preparar o país para uma situação inusitada. De nada adiantou os brasileiros levarem para casa milhões de novos eletrodomésticos, acompanhados dos respectivos carnês, se a geração de energia para movê-los continuou no mesmo patamar. O resultado não poderia ser outro, que não apagões sucessivos em várias regiões brasileiras.

Diante da iminência de uma crise de energia, a presidente Dilma Rousseff convocou uma reunião de emergência com autoridades do setor. O problema principal do momento, que coloca o Brasil sob o risco de apagões, é o baixo nível de água dos reservatórios das usinas geradoras de energia. Uma reunião, de emergência ou não, só faz sentido se no grupo tiver pelo menos um pajé, com capacidade de invocar os deuses das chuvas, pois é isso que precisamos no momento.

Há dias, durante costumeiro café de final de ano com os jornalistas que cobram o cotidiano do Palácio do Planalto, Dilma disse que se alguém ouvisse que o culpado por eventual apagão fosse um raio, que gargalhassem, pois a falha é humana.

Por mais galhofeira que tenha sido a declaração, Dilma tem razão. A falha é realmente humana. E o humano culpado pela situação em que se encontra o País em termos de energia atende pelo nome de Dilma Vana Rousseff, que enquanto candidata presidencial foi apresentada aos eleitores como a “gerentona” do governo e a garantia de continuidade das conquistas (sic) da era Lula.

Pois bem, o governo induziu o povo a consumir mais energia, mas não se preocupou com a geração e a transmissão da mesma. As linhas de transmissão são insuficientes e carecem de manutenção. Com a redução das tarifas de energia elétrica, a manutenção do sistema de transmissão será ainda mais precária por falta de recursos.

A saída do governo em situações como essa é acionar as termelétricas, que produzem energia a custo mais elevado que as hidrelétricas. O governo afirma que mesmo assim a prometida redução das tarifas de energia não será afetada. Ou seja, o Tesouro Nacional bancará a conta com o dinheiro do contribuinte. O que em outras palavras significa que o governo dará com uma mão e tirará com a outra.

O funcionamento das termelétricas se dá com o uso de gás. O acionamento dessas usinas por longo período pode levar o Brasil a um apagão de gás, comprometendo o funcionamento de muitas indústrias que optaram por esse tipo de combustível.

O Brasil é um dos maiores produtores de açúcar e álcool do planeta, mas ainda não aprendeu que a partir da biomassa – bagaço de cana – é possível produzir energia. Basta boa vontade por parte do governo na construção de novas linhas de transmissão. Na entressafra da cana de açúcar, as caldeiras utilizadas para o processamento do álcool combustível (etanol) podem produzir energia com o aumento da pressão interna.

Mas essas alternativas exigem massa cinzenta de qualidade, algo que falta nos atuais inquilinos do Palácio do Planalto. Diante de uma situação pífia e vergonhosa como a que enfrentamos, em que o despreparo e o abandono do planejamento são as marcas de um governo inoperante, falar em crescimento econômico é piada de péssimo gosto.

Por isso, caro brasileiro, continue acreditando no ufanismo do governo, vá até a loja mais próxima, compre meia dúzia de eletrodomésticos, que por certo gerarão carnês impagáveis, e chegando em casa ligue todos simultaneamente na energia elétrica. Antes passe na venda da esquina e compre um leque e um pacote de velas. Assim você não ficará no escuro e ainda conseguirá amenizar o calor subsariano que domina essa louca Terra de Macunaíma.

Quando a energia voltar e se tiver sobrado alguma vela, acenda uma para Lula, afinal ele é o nosso salvador.