Dilma precisa explicar a diferença entre “pibão grandão” e crescimento “sério, sistemático, sustentável”

Socorro gramatical – Os jornalistas que há quase doze anos fazem diariamente este noticioso podem ter sofrido uma amnésia generalizada e desaprendido a interpretar declarações de governantes e políticos. Por isso, pedimos a urgente ajuda dos gênios que frequentam o Palácio do Planalto, para que esclareçam se “pibão grandão” é a mesma coisa que crescimento econômico “sério, sistemático, sustentável”.

“Pibão grandão” foi a redundância superlativa usada pela presidente Dilma Rousseff durante o tradicional café da manhã de final de ano com os jornalistas que cobrem o cotidiano do Palácio do Planalto, quando perguntada sobre o que esperava para a economia em 2013. A resposta de Dilma foi dada quando a previsão de crescimento da economia era de pouco mais de 1%. Como o PIB só avançou 0,98%, Dilma deve ter sonhado dias a fio com um “pibãozão super-mega-hiper grandão”.

O ano começou com a profecia do ainda ministro Guido Mantega, da Fazenda, que disse repetiu o discurso do ano anterior e disse que em 2013, mesmo com as incertezas do setor elétrico e a gasolina mais cara, a economia brasileira crescerá 4%.

O ano novo mal tinha estreado começou e a previsão de crescimento da economia encolhera para 3,5%. Analistas do mercado financeiro já falam em crescimento de 3%, sendo que o primeiro mês do ano entrou em sua segunda quinzena. Com o suspense que ronda o setor de energia, economistas já falam que o primeiro trimestre deste ano está praticamente perdido. De tal modo, o governo terá nove meses para dar à luz um “pibão grandão, sério, sistemático e sustentável”.

Mesmo assim, Lula e sua camarilha continuam firmes no projeto de poder e sonham com conquistas ousadas em 2014. Se isso acontecer, o brasileiro terá perdido definitivamente a vergonha.