Mercado financeiro se contrapõe ao ufanismo de Dilma e faz previsões pessimistas para a economia

Na contramão – Enquanto a presidente Dilma Rousseff e seus mais próximos assessores sustentam o discurso de que em 2013 a economia crescerá, o mercado financeiro faz aposta contrária. Nesta segunda-feira (28), o Boletim Focus, do Banco Central, divulgou o resultado da pesquisa semanal realizada com economistas das principais instituições financeiras que operam no País.

De acordo com os profissionais do mercado financeiro, a economia verde-loura deverá crescer 3,1% em 2013, contra previsão de 3,19% na semana anterior. Trata-se da quarta semana seguida de queda do indicador. Há um mês, os economistas previam a expansão de 3,3% do PIB neste ano.

A situação complica-se porque os analistas estão desanimados em relação à inflação, que há muito escapou do controle do governo. Na opinião dos economistas, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), prévia da inflação oficial, subiu de 5,65% para 5,67%. Foi a quarta elevação consecutiva IPCA.

Ao contrário do que afirmam os palacianos, o cenário econômico nacional é desanimador, pois o problema da crise é interno, mas o governo insiste em afirmar que resulta de fatores externos. A aposta da equipe econômica do governo, cuja decisão final sempre é de Dilma Rousseff, é absolutamente equivocada. Não há como sair da crise apenas com o consumo interno e a redução da tarifa de energia elétrica, o que é um engodo mal explicado.

Faltam investimentos em infraestrutura, mas o governo do PT continua dominado pela letargia. Temeroso com o crescente intervencionismo do Estado e com as incertezas na economia, o setor privado também não investe.

Fato é que o PT não quer admitir que a última década foi perdida na esteira de uma fantasiosa bolha de virtuosismo vendida por Lula aos brasileiros incautos e ao restante do planeta.