PSDB sofre curto-circuito em São Paulo e mostra aos brasileiros que a melhor saída é o aeroporto

Fio desencapado – Como sempre afirmamos, política é a arte da incoerência. E com o passar do tempo essa tese se consolida. Em Brasília, deputados e senadores do PSDB querem a todo custo fiscalizar o governo federal. Esse é o papel dos parlamentares federais, por mais que o Congresso Nacional esteja escandalosamente dominado pela chamada base aliada, sempre genuflexa. Se não houver fiscalização por parte dos representantes do povo, o Brasil sem transforma em questão de horas na maior baderna institucionalizada.

No mais rico e importante estado da federação, São Paulo, o mesmo PSDB pensa diferente. Deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa paulista, mas já de saída, o tucano Barros Munhoz, ligado ao governador Geraldo Alckmin, pensa o contrário. Na opinião de Munhoz, o papel mais importante dos deputados estaduais não é a fiscalização do Executivo nem a proposição de novas leis.

Em entrevista ao jornal “Folha de S. Paulo”, Barros Munhoz afirmou que “o mais importante dos trabalhos do deputado é ignorado, a representação da comunidade. É ser o elo entre o prefeito e o governador”. O parlamentar tucano, que reconhece que a Casa barra CPIs por instinto de preservação, reclama do esvaziamento do Legislativo paulista e critica a cobertura da imprensa. “Querem que a gente faça o que é proibido e não querem que a gente faça o que é obrigado”, declarou.

Se as declarações de Barros Munhoz apontam para a inocuidade do Legislativo, a situação apresenta-se ainda pior quando considerado o fato que o Executivo paulista vetou 90% dos projetos aprovados pelos deputados estaduais. As matérias aprovadas na Assembleia não passam pela sanção do governador por que são inconstitucionais, apesar de aprovadas na Comissão de Constituição e Justiça.

Pois bem, se o papel dos deputados estaduais não é fiscalizar e muito menos fazer leis, que quando são feitas desrespeitam a legislação vigente, Barros Munhoz precisa explicar qual é a serventia da Assembleia Legislativa. A alegação de que o deputado serve para fazer a conexão entre o município e o estado é conversa fiada, pois essa missão qualquer telefone público da esquina mais próxima resolve a questão rapidamente.

Compreender o Brasil está cada vez mais difícil. Viver no País está se tornando inviável por uma infinidade de motivos. As reclamações aumentam em quantidade e conteúdo e tomam conta de todas as camadas sociais. E há quem afirme que está tudo bem e que o Brasil é o país de Alice, aquele das maravilhas.

Diante de tão preciosa declaração de um companheiro de legenda e da incapacidade dos deputados fazerem leis que sejam constitucionais – o mínimo que se pode exigir de um legislador –, o governador Geraldo Alckmin deveria transformar a Assembleia Legislativa em uma balada. O local é amplo, bem localizado, o estacionamento tem vagas de sobra e lá existe tudo o que é proibido. Inclusive políticos, a pior e mais letal das drogas.

Mesmo assim há os incautos que não entendem como o PT consegue fazer tantas lambanças e ficar impune. De tal modo, o ucho.info faz um pedido: o último que sair apague a luz, por favor!