Aumento do consumo de combustíveis em 2012 é resultado do consumismo incentivado por Lula

Não é assim – Pode parecer marcação cerrada de nossa parte, mas não é sem motivo que afirmamos reiteradamente que o governo federal é incompetente e boa parte da imprensa é obediente. O governo desconhece o significado da palavra planejamento, enquanto parte da mídia se limita a noticiar de forma pontual, sem qualquer opinião e ceifando a possibilidade de o cidadão raciocinar.

Jornalismo está longe de atualizar o noticiário com os assuntos do dia, mas conectá-los a outros tantos e formar um cenário que leve à compreensão do Estado e suas mazelas. Eis o papel da imprensa interessada e responsável.

No final de 2008, quando Lula ocupou os meios de comunicação para pedir aos brasileiros que mantivessem o consumo em níveis elevados, o ucho.info alertou para o perigo que representava aquele apelo. Na sequência o então presidente surgiu com a redução de IPI para diversos produtos, começando pelos automóveis, ocasião em que reforçamos as críticas e os alertas.

A assessoria palaciana nos acusou de torcer contra o Brasil, mas isso não era e jamais será verdade. O jornalismo que fazemos é a prova maior de torcemos por um Brasil melhor, justo e lógico. À época, explicamos aos leitores e aos assessores presidenciais que as medidas adotadas sem planejamento algum culminariam em crises em diversos setores.

No âmbito dos automóveis, alertamos que a enxurrada de carros novos exigiria um maior fornecimento de combustíveis ao mercado, sem que a Petrobras tivesse capacidade de produzi-lo internamente. Sem saída, a estatal petrolífera foi obrigada a importar gasolina e vendê-la a preço subsidiado no mercado interno, pois do contrário a inflação já estaria nas alturas.

Enquanto o governo travava uma batalha com a inflação, e ainda trava, a Petrobras via acumular prejuízos absurdos. Prever esse tipo de situação não exige nenhuma capacidade excepcional do raciocínio, mas apenas uma forma ampla de interpretar o cenário que se apresenta e conseguir enxergá-lo no amanhã. Qualquer economista saído recentemente da universidade é capaz de fazer uma previsão como essa.

O consumo de combustíveis cresceu 6,1% em 2012, em comparação com o ano anterior, quando o índice foi de 3%. A previsão dos especialistas é que em 2013 o consumo de combustíveis cresça ainda mais.

Enfrentando sérios problemas financeiros, a Petrobras está sem condições de investir na produção. Tal situação obrigou a presidente da companhia, Maria das Graças Foster, a viajar à China para fechar parcerias com empresas locais, objetivando finalizar a construção das refinarias classificadas como “Premium” (Maranhão e Ceará) e começar para valer a exploração de petróleo na camada pré-sal, o que até agora só rendeu gazetas oficiais.

Como se fosse pouco, a Petrobras perdeu um terço de seu valor de mercado em três anos, acumula prejuízos bilionários, enfrenta o escândalo da compra desnecessária de uma refinaria texana e é obrigada a importar gasolina. Enquanto isso, o Congresso Nacional agendou para a próxima terça-feira (5), a votação dos vetos presidenciais à lei que trata dos royalties do petróleo. Ou seja, faz-se a omelete antes de a galinha botar o ovo.