Ministro Joaquim Barbosa erra ao se exaltar e ofender jornalista, mas desculpou-se em nota

Fora de controle – Ocupar um cargo público de destaque e importância exige do cidadão um mínimo de equilíbrio, além de saber que é preciso parcimônia no trato com todos os segmentos da sociedade. Presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Joaquim Barbosa se descontrolou e chamou um jornalista de “O Estado de S. Paulo” de “palhaço”. Ao deixar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Barbosa disse ao jornalista Felipe Recondo para “chafurdar no lixo”.

“Não estou vendo nada. Me deixa em paz, rapaz. Vá chafurdar no lixo como você faz sempre”, disse o ministro a Felipe Recondo, que queria saber a opinião do magistrado a respeito da nota divulgada pelas três maiores entidades de juízes do País (AMB, Ajufe e Anamatra) no último final de semana. As entidades criticaram Joaquim Barbosa por ele ter afirmado, durante entrevista, que a magistratura tem mentalidade pró-impunidade.

Joaquim Barbosa não chegou à magistratura por imposição de alguém, mas por escolha própria, o que lhe transfere a responsabilidade de manter um bom convívio com a sociedade, inclusive com a imprensa, cujo papel é cobrir o cotidiano do País e repercutir as opiniões divergentes que encontram lugar em uma nação ainda democrática.

O presidente do Supremo, horas depois, reconheceu o erro e divulgou nota em que pede desculpas aos jornalistas, quando na verdade o objeto do documento deveria ser Felipe Recondo.

Confira abaixo a íntegra da nota divulgada pela assessoria de comunicação do STF

“Nota à Imprensa – nº 01/2013

Brasília, 05 de março de 2013

Em nome do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Joaquim Barbosa, peço desculpas aos profissionais de imprensa pelo episódio ocorrido hoje, quando após uma longa sessão do Conselho Nacional de Justiça, o presidente, tomado pelo cansaço e por fortes dores, respondeu de forma ríspida à abordagem feita por um repórter. Trata-se de episódio isolado que não condiz com o histórico de relacionamento do Ministro com a imprensa.

O ministro Joaquim reafirma sua crença no importante papel desempenhado pela imprensa em uma democracia. Seu apego à liberdade de opinião está expresso em seu permanente diálogo com profissionais dos mais diversos veículos. Seu respeito pelos profissionais de imprensa traduz-se em iniciativas como o diálogo que iniciará no próximo dia 07 de março, quando receberá em audiência o Sr. Carlos Lauria, representante do Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ), ONG com sede em Nova Iorque.

Wellington Geraldo Silva
Secretário de Comunicação Social – SCO
Supremo Tribunal Federal ”