Delegados da Polícia Civil de SP buscam reconhecimento e melhores salários em outros estados

Fazendo as malas – Tendo em vista o descaso do governo do estado de São Paulo com os delegados de Polícia Civil, a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adpesp), entidade de classe que representa mais de 4 mil associados, está incentivando os filiados a prestarem o concurso para a carreira no estado do Paraná. A Associação arcará com os custos da inscrição, transporte e hospedagem de seus sócios.

O Paraná, governado pelo tucano Beto Richa, oferece praticamente o dobro do salário pago pelo governo paulista, comandado por Geraldo Alckmin, também do PSDB. O fato de ambos os governadores serem do mesmo partido só dificulta a busca por alguma explicação para tamanha diferença nas condições de trabalho oferecidas.

Somente essa disparidade pode explicar a debandada de Delegados de Polícia de São Paulo para outros estados da federação. Os profissionais da classe encontram mais reconhecimento em outras carreiras jurídicas ou em 24 unidades federativas – tendo em vista que a classe em São Paulo ocupa a 25ª posição no ranking salarial entre os 27 entes federados.

A Associação dos Delegados do Estado de São Paulo, que não mede esforços para defender os filiados e luta por melhores condições de trabalho para a classe, não vê alternativas em relação a essa injustiça e, com muita tristeza, adota tal medida. Infelizmente, somente uma atitude positiva do governo de São Paulo poderá modificar esta situação. O cenário criado pela atual política de segurança pública em São Paulo está diretamente relacionado à situação caótica em que a mesma se encontra.