Condenados no Mensalão do PT tentam adiar ao máximo a aplicação das penas impostas pelo Supremo

Drible conhecido – O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a ser açodado pelas chicanas jurídicas que tentam dificultar a aplicação das penas impostas aos réus da Ação Penal 470, o Mensalão do PT. Presidente do STF, o ministro Joaquim Barbosa negou pedido formulado pela defesa do mensaleiro e deputado cassado José Dirceu para ter acesso à integra das sentenças, antes da publicação do acórdão, cujo prazo termina no próximo dia 1º de abril e deve ser adiado.

Outro réu que teve pedido rejeitado foi o Ramon Hollerbach, ex-sócio do publicitário Marcos Valério, o operador financeiro do Mensalão do PT. Hollerbach pleiteou prazo de trinta dias, ao contrário dos cinco regimentais, para que seus advogados apresentassem eventuais recursos, como embargos de declaração e embargos infringentes. No pedido, a defesa do ex-sócio de Valério alegou que a complexidade do processo exigia mais tempo para a análise e preparação dos recursos.

Ao negar o pedido de Ramon Hollerbach, o presidente do STF argumentou que “os votos proferidos quando do julgamento da AP 470 foram amplamente divulgados e, inclusive, transmitidos pela TV Justiça. Além disso, todos os interessados no conteúdo das sessões públicas de julgamento, em especial os réus e seus advogados, puderam assisti-las pessoalmente no Plenário desta corte”.

Essa movimentação dos advogados dos condenados no Mensalão do PT já era esperada e faz parte do jogo da defesa, mas é preciso estar atento para que o Brasil não seja alvo de mais um golpe institucional, arquitetado nas coxias do poder para beneficiar alguns integrantes do PT, que custam a crer na realidade e ainda não assimilaram a ideia de que terão de contemplar, durante algum tempo, o nascer do astro-rei de forma geometricamente distinta.

Quando a algazarra corria solta nos escaninhos do maior escândalo de corrupção da história política nacional, os envolvidos no esquema de desvio de dinheiro público e compra de apoio parlamentar elegeram a impunidade como imperatriz. Agora é chegado o momento de admitir que o castelo ruim e que a rainha está nua. E PT saudações, porque logo mais o camburão estará à porta.