Consultoria confirma notícia do ucho.info de 2012: paralisia e prejuízos no mercado imobiliário

Pé no freio – Todo assunto relacionado à economia que é antecipado pelo ucho.info, a grande imprensa noticia meses depois como se fosse a maior e mais exclusiva das manchetes. No primeiro semestre de 2012, este site informou que o mercado imobiliário, especialmente o das grandes cidades brasileiras, dava os primeiros passos no terreno da recessão.

O furor da vendas caía na mesma proporção da diminuição dos lançamentos e os que compraram imóveis por impulso já enfrentavam problemas para pagar as parcelas do financiamento.

A pedido de importante empresa de comunicação, uma consultoria fez uma pesquisa no mercado imobiliário e constatou o que antecipamos: universo de venda de imóveis encolheu, acompanhando o movimento da crise econômica que chacoalha o Brasil de Norte a Sul e que o governo federal insiste em minimizar.

A situação das construtoras e empresas de empreendimentos imobiliários é que o prejuízo já fala alto e os estoques de imóveis só crescem. Em outro ponto do preocupante cenário, pessoas que não conseguem honrar o financiamento dos imóveis já começam a devolver o bem.

A situação, como aqui destacada anteriormente, será semelhante à que atingiu o mercado automobilístico, onde a inadimplência continua a fazer curvas perigosas e parece ter combustível de sobra.