Edison Lobão tenta salvar a própria profecia, mas não convence ao explicar apagão em Brasília

Face lenhosa – O governo de Dilma Rousseff transformou-se em um enorme fiasco e a cada dia aproxima-se do penhasco do absurdo. O que não falta no governo do PT são reencarnações fajutas de Aladim, o folclórico gênio da lâmpada, que espalhadas por quase quatro dezenas de ministérios cometem erros seguidos e desfilam incompetência jamais vista.

Como noticiou o ucho.info, parte da cidade de Brasília enfrentou, na terça-feira (9), um apagão que durou quase oito horas. Isso ocorreu depois que o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, garantiu, um dia antes, que o Brasil estava livre de qualquer problema de abastecimento de energia elétrica.

Considerando que os palacianos são especialistas em desculpas esfarrapadas, Lobão não demorou a aparecer com a justificativa de que o ocorrido na capital dos brasileiros que a falta de energia não compromete, nem está relacionada com o Sistema Interligado Nacional.

“Foi um desligamento de apenas 16 megwatts. Não está relacionado com o sistema”, disse o ministro, ao tentar minimizar os efeitos do apagão para a população, as empresas e a economia brasiliense.

A Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que o desligamento teve início às 10h e foi causado por uma rede de esgoto da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), que transbordou e inundou uma caixa de distribuição de energia.

Vários prédios dos setores Hoteleiro e Comercial Norte ficaram sem luz. Parte da energia foi restabelecida por volta das 14h30, mas o abastecimento completo só foi normalizado por volta das 16h. Agentes da Polícia Militar e do Departamento de Trânsito fizeram o controle do fluxo de carros na região, já que os semáforos ficaram apagados.

Na política e na administração pública, pelo menos, as coincidências não encontram espaço para prosperar. O que anula o discurso de Edison Lobão, que a mando do Palácio do Planalto tentou justificar o injustificável. O que o governo tenta é empurrar a culpa de um lado para o outro, sem que isso interesse ao cidadão que ficou no escuro e foi duramente prejudicado.

Lobão pode dizer o que bem entender sobre a falta de energia em Brasília, mas quando a casa do profeta fica sem luz é porque nas coxias do poder há algo muito mais errado do que a vã filosofia imagina. Quando os brasileiros se derem conta da peçonha de um governo populista e inoperante, o País já terá caído no irreversível abismo da crise.

A questão é que o cardápio oficial de desculpas está se esgotando. Sob o manto petista, os apagões foram causados por chuva, raio, vento e, agora, rede de esgoto. Não há mais o que alegar para explicar o fracasso do governo no setor de energia.