Governo demorou dez anos para descobrir o apagão logístico e agora quer aprovar MP dos Portos na marra

Marcha lenta – À frente de um governo incompetente e paralisado, não sem antes ser vítima da herança maldita deixada por Lula, a neopetista Dilma Vana Rousseff acionou o rolo compressor palaciano e insistirá na votação da Medida Provisória 595 (MP dos Portos) na próxima segunda-feira (13).

A MP, que perde a validade no próximo dia 16 de maio, estava em votação no plenário da Câmara dos Deputados na noite de quarta-feira (8), quando a sessão foi suspensa pelo presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, após denúncias de corrupção formuladas por Anthony Garotinho (PR-RJ).

Referindo-se à matéria como “MP dos Porcos”, Garotinho disse que alguns parlamentares receberam dinheiro para promover alterações no texto da Medida Provisória. Nas últimas semanas, a movimentação de lobistas foi intensa nos bastidores do Congresso Nacional, uma vez que empresários do setor querem manter seus quinhões e manter afastados eventuais concorrentes.

A MP dificilmente será votada na segunda-feira, mesmo que ocorra a convocação de sessão extraordinária, que, se confirmada, aconteceria no período noturno. Modificada em sua essência pelas inúmeras emendas que recebeu de parlamentares, inclusive da base aliada, a matéria em sua nova redação não interessa ao Palácio do Planalto. O melhor, a essa altura, é deixar a MP caducar e retomar o trabalho em nova medida.

O mais bisonho nesse episódio é que o governo de Dilma Rousseff só agora se deu conta do apagão logístico que consome a economia brasileira. Há mias de uma década no poder e se apresentando como a derradeira solução para todos os problemas do planeta, o PT vem sendo engolido pela inoperância de um governo que ainda depende das ordens de um lobista fugitivo, o ex-presidente Lula.