Morre na Itália, aos 92 anos, o festejado estilista Ottavio Missoni

Minuto de silêncio – Ex-campeão de atletismo, o estilista Ottavio Missoni morreu nesta quinta-feira (9), aos 92 anos, vítima de problemas cardíacos e respiratórios, anunciou a família.

Nascido em 11 de fevereiro de 1921 na Iugoslávia, Missoni fundou em 1953, junto com a mulher Rosita Jelmini, a marca que tornou-se objeto do desejo dos elegantes e vestiria celebridades como Jackie Kennedy e Kate Middleton, entre outras.

Especialista na prova dos 400 metros rasos ou com barreiras, Ottavio Missoni foi campeão italiano e disputou os Jogos Olímpicos de 1948, ocasião em que Rosita, cuja família tinha uma empresa têxtil no norte da Itália. Durante a 2ª Guerra Mundial, o estilista combateu na batalha de El Alamein e foi prisioneiro de guerra.

Com o passar dos anos, a marca Missoni ganhou o status de inovadora e foi a primeira a buscar o mercado de massa, após uma associação com a rede americana Target.

Atualmente, o grupo Missoni está presente no prêt-à-porter para homens, mulheres e crianças, assim como na alta costura e perfumaria. A casa também trabalhou em carros da marca Mazda e hotéis do grupo Rezidor.

O filho mais velho de Ottavio Missoni, Vittorio, e a mulher estão desaparecidos desde janeiro passado após um acidente com um pequeno avião na Venezuela.

Missoni no universo da moda

A família Missoni tem seduzido o público da moda por mais de meio século. O ano de 1953 marca o ponto inicial da grife, criada pelo casal Ottavio Missoni e Rosita Jelmini, pais de Vittorio, Luca e Ângela. Foi a dupla que esteve à frente da marca por vários anos – abriu boutiques, recebeu prêmios da moda, desenhou e expôs coleções e galerias famosas, e fez ensaios fotográficos com estrelas como Kate Moss, Drew Barrymore, Gisele Bündchen, Madonna e Bar Refaeli.

Nas passarelas, a grife foi a pioneira a apresentar modelos com seios à mostra. A primeira coleção da marca, chamada Milano-Simpathy, foi desfilada em 1958. Em 1967, os Missoni fizeram uma apresentação em Florença, no famoso Palazzo Pitti, e a coleção foi a primeira a ser vendida em Paris. Minutos antes do desfile, Rosita percebeu que as modelos usavam sutiãs de cores erradas e pediu para que tirassem a peça. Elas subiram as passarelas sem nada por baixo da malha transparente, o que deixou os seios em evidência.

O desfile causou polêmica entre os críticos e público envolvido com a moda na época, mas a tendência pegou. Dois anos depois, atenderam a editora da Vogue, Diana Vreeland, no Grand Hotel, e os anos 1970 foram o auge da grife no mundo fashion. Até hoje, a Missoni apresenta desfiles frequentes com modelos com seios à mostra.

Os filhos de Ottavio e Rosita assumiram a empresa dos pais em 1996, com o intuito de renovar a marca e torná-la mais atrativa para o público jovem, assim como fizeram as concorrentes Burberry e Gucci. Filho mais velho do casal, Vittorio se tornou diretor de marketing e ficou responsável por levar a marca a vários países. Luca Missoni ficou com a direção criativa da grife e Ângela Missoni passou a ser responsável pela moda masculina.

Com isso, a Missoni abriu hotéis em Edimburgo e no Kuwait e lançou uma coleção de utensílios domésticos. Em 2011, a varejista norte-americana Target encomendou uma coleção à grife.
A Missoni é conhecida por sua grande variedade de padrões, geometrias, estampas abstratas, florais e leque de cores, além do uso liberal de tecidos diferentes, como lã, algodão, seda e linho. A marca, que é muito popular no look de celebridades como Cameron Diaz, Sharon Stone, Julia Roberts e Jennifer Lopez, comemora aniversário de 60 anos em 2013. (Com informações da AFP e do Terra)