Líder da MD diz que Dilma Rousseff usa discurso “populista” para explicar fiasco da economia

Desculpa esfarrapada – Deputado federal pelo Paraná e líder da Mobilização Democrática (MD) na Câmara, Rubens Bueno criticou o discurso do governo para explicar os “péssimos” desempenhos na economia. Na opinião do parlamentar paranaense, apesar de os indicadores em várias áreas serem preocupantes, Dilma Rousseff continua com o mesmo populismo das eleições de 2010.

“O país está parado. O setor produtivo vem amargando sucessivos maus resultados, a inflação se mostra cada vez mais persistente, mas a presidente tenta passar a imagem de que tudo está bem. Só Dilma e sua equipe estão otimistas”, afirmou Bueno, ao comentar pesquisa sobre a queda da produção industrial brasileira.

Reportagem do jornal “Folha de S. Paulo”, publicada na edição de domingo (12), mostra que a indústria nacional obteve o pior resultado entre 25 nações emergentes e importantes economias da América Latina. Segundo pesquisa realizada pela consultoria britânica EIU (Economist Intelligence Unit), a queda de 2,6 % no setor foi a mais acentuada do grupo pesquisado. Em segundo lugar ficou o Egito, com 1,8 %.

De acordo com a EIU, os problemas internos têm forte influência no mau desempenho da indústria brasileira.

O líder da MD lembrou que a produção nacional vem colhendo péssimos resultados desde 2011. “Nesse ano, o PIB foi de 2,7%, bem abaixo das previsões otimistas da equipe econômica. O de 2012, 0,9 por cento, serviu de piada internacional”, afirmou Bueno.

Política errática

O mais preocupante, na avaliação de Rubens Bueno, é que os números da pesquisa da EIU expõem a política equivocada e teimosa do governo do PT na economia. “Agora, não dá mais para responsabilizar a crise externa por mais este fiasco”, ironizou o parlamentar.