Rede social compartilha sobras de comida através da internet

Caiu na rede é rango – A plataforma virtual Shareyourmeal foi criada na Holanda para reduzir o desperdício de alimentos nas residências. O serviço na web permite que as pessoas comprem e vendam as sobras de refeições em boas condições a preços acessíveis, compartilhando a comida que seria jogada no lixo.

O sistema foi criado no ano passado, por um casal de Amsterdã, e já está presente em várias partes do mundo, inclusive em cidades brasileiras. A rede social conta com mais de 45 mil usuários, entre cozinheiros e compradores de comidas, que já compartilharam mais de 73 mil pratos.

A plataforma possui uma ferramenta de busca de refeições e alimentos, em que os usuários podem procurar os pratos disponíveis no sistema, informando os nomes e os ingredientes usados nas receitas, além da quantidade que será comprada.

Do outro lado do computador, os cozinheiros também precisam fornecer dados, incluindo os preços e os prazos de validade. Se o usuário encontrar os alimentos que procura, deve entrar em contato com o vendedor e buscar as refeições em um horário e local combinado. Caso os clientes cancelem a compra, as sobras de alimentos são oferecidas a outra pessoa que participa da rede.

De acordo com Marieke Hart, fundadora do Shareyourmeal, o serviço gratuito surgiu quando ela e seu marido sentiram um forte cheiro de comida na casa do vizinho. Segundo o casal, as refeições são um dos mais importantes meios com que as pessoas se conectam. (Com informações do CicloVivo e do Catraca Livre)