Trânsito provoca prejuízo bilionário em São Paulo e confirma o fracasso do governo do PT

Tiro no pé – No apagar das luzes de 2008, quando o então presidente Lula ocupou os meios de comunicação para pedir aos brasileiros que mergulhassem no consumo como forma de minimizar os efeitos da crise, os jornalistas do ucho.info não pensaram duas vezes para afirmar que o apelo do petista era um monumento à irresponsabilidade.

Com a mesma celeridade, assessores palacianos disseram que torcíamos contra o Brasil, mas nossa convicção foi mantida, apear da pressão exercida nos bastidores. O alerta que fizemos estava – como ainda está – em fundamentos lógicos e que a equipe de Lula ao quis enxergar. Não se pode jogar uma sociedade na vala do consumo da noite para o dia, sem se preocupar com os reflexos.

O primeiro ponto abordado pelo ucho.info foi o estrago que seria provocado no setor financeiro, pois o consumo repentino e excessivo patrocinaria índices recordes de endividamento e disparada da inadimplência. Como de fato ocorreu. O brasileiro entrou em uma ciranda financeira, da qual a maioria da população que confiou em Lula ainda não conseguiu se livrar.

Na seara econômica, alertamos para o fato de que uma enorme bolha de consumo precisava ser precedida por longo e detalhado planejamento, o que evitaria que muitas cidades do País assistissem à instalação do caos. De maneira geral, quando o consumo aumenta, na mesma proporção e velocidade cresce a produção de lixo. Se não houver por patê das autoridades programas de coleta seletiva de lixo, o meio ambiente é o primeiro a sofrer a consequência da irresponsabilidade oficial.

Considerando que o setor mais beneficiado pela redução do IPI foi o automobilístico, na ocasião lembramos os assessores de Lula que uma enxurrada de carros novos levaria muitas cidades brasileiras a prejuízos bilionários por causa dos congestionamentos. Apesar de todas as acusações, preferimos aguardar pacientemente e apostar na tese de que o tempo é o senhor da razão.

Não se trata de bola de cristal ou profecia do apocalipse, mas apenas o uso da massa cinzenta, algo que os inquilinos do Palácio do Planalto desconhecem. Nesta sexta-feira (17), uma pesquisa apontou que somente em 2012 a cidade de São Paulo, a quarta maior do planeta, registrou R$ 40 bilhões de prejuízo por causa dos quase intermináveis congestionamentos.

Como contra fatos e números não há argumentos, gostaríamos que aqueles que nos chamaram de loucos fizessem o devido mea culpa, se é que a coragem petista permite esse tipo de arroubo.