Neymar é apresentado no Barcelona e exalta Lionel Messi

(Foto: Reuters)
Recepção catalã – O atacante Neymar foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira (3) como jogador do Barcelona. Após uma série de exames físicos, o brasileiro foi recebido no estádio Camp Nou por 56 mil torcedores. Ele agradeceu o apoio, chegou até a ensaiar algumas palavras em catalão e afirmou, demonstrando humildade, que pretende ajudar o argentino Lionel Messi a continuar sendo o melhor do mundo.

“Acho que é até mais fácil jogar ao lado do cara que é melhor do mundo. É só tocar a bola e falar ‘vai lá, Messi, faz o gol para a gente'”, disse o jogador, aos risos, em entrevista coletiva. “É uma oportunidade muito grande para aprender. Tenho certeza que aqui vou aprender muito.”

O Barcelona que recebeu Neymar nesta segunda-feira vive um momento de readaptação. Até pouco tempo, exercia um domínio no futebol mundial, conquistando todos os troféus que um clube poderia almejar, mas desde 2012 vem caindo de produção.

A recente eliminação nas semifinais da Liga dos Campeões fez com que muitos questionassem se esse seria o fim daquele que, para alguns, era um dos maiores times da história. A equipe de Lionel Messi foi impiedosamente eliminada pelo Bayern de Munique, sofrendo sete gols em dois jogos – numa desclassificação com gosto humilhação.

Uma reformulação se faz necessária. E, por essa razão, a chegada de Neymar traz novo ânimo para os torcedores do Barça, renovando as esperanças de melhores dias para os catalães. A grande expectativa agora está em ver Neymar e Messi jogando lado a lado.

“Estou chegando para jogar com um grupo de jogadores que são os melhores do mundo. Tem que dividir os espaços do campo para se entender e ganhar todos os campeonatos possíveis”, disse Neymar, assumindo, em seguida, uma certa apreensão com a mudança. “Jogar com Messi, Xavi, Iniesta, pesa um pouquinho.”

O jovem atacante brasileiro também era pretendido pelo grande rival do Barcelona, o Real Madrid, mas a insistência dos catalães prevaleceu. O valor da transação chegou a 57 milhões de euros, por um contrato válido por cinco anos.

Apoio no clube e na Seleção

A expectativa do sucesso da dupla Neymar e Messi é grande, mesmo entre os companheiros de clube e de seleção. “Os grandes sempre se entendem. Neymar fará bem a Messi, e Messi a Neymar”, disse nesta segunda-feira o meia Andrés Iniesta.

O meio-campista acrescentou ainda que o futebol é um esporte de equipe e que “a soma de todos é o que faz um time vencedor”. Iniesta ressaltou que o brasileiro tem um talento “acima do normal”. “Ele tem ainda um caminho longo a percorrer e veio para o clube certo”, afirmou.

O capitão da seleção brasileira, Thiago Silva, também vê com bons olhos a ida de Neymar para o Barcelona. “É claro que a gente só pode afirmar ou criticar depois que ele chegar lá e tiver jogado, mas a transferência certamente foi boa para ele”, afirmou o zagueiro do Brasil e do Paris Saint-German em entrevista recente à DW Brasil. “No meu modo de ver, a ida dele para o Barcelona só tem a acrescentar para ele, como jogador, e para a seleção brasileira.”

O zagueiro Dante, do Bayern de Munique e companheiro de Neymar na seleção, também mostrou otimismo quanto à transferência. “Neymar vai dar certo sim no Barcelona. Ele é um craque, um jogador de alto nível e muito inteligente, tem tudo para se projetar internacionalmente”, opinou.

Em comum, o sonho da Copa

Neymar iniciou sua trajetória no futebol aos 11 anos de idade, nas categorias de base do Santos, onde sempre se destacou. Sua família é de origem humilde, e o futebol do jovem craque foi aos poucos se tornando a principal fonte de renda familiar. O garoto fez sua estreia profissional aos 17 anos de idade e, desde então, não saiu mais da equipe. Já em seus primeiros anos como profissional, tornou-se o maior destaque do futebol brasileiro, conquistando uma série de títulos, entre eles, a Copa Libertadores de 2011.

Já Lionel Messi iniciou sua carreira jogando pela equipe de juniores do Newell’s Old Boys de Rosário, sua cidade natal na Argentina, onde rapidamente se destacou. Desde cedo, apresentou um problema hormonal que afetava o seu crescimento, e seu clube não tinha recursos para pagar pelo tratamento. Outros clubes grandes argentinos também não quiseram se comprometer. Sua família decidiu então tentar a sorte na Espanha.

Aos 13 anos, Messi foi aprovado no Barcelona logo no primeiro teste, e o clube aceitou custear seu tratamento médico. Os resultados não demoraram a aparecer. Promovido ao time principal quatro anos mais tarde, fez sua estréia como profissional aos 17 anos. Sua trajetória de sucesso inclui três títulos da Liga dos Campeões e lhe rendeu quatro prêmios de melhor do mundo da FIFA.

O único encontro entre os dois craques foi no Mundial de Clubes de 2011. Após conquistar a Copa Libertadores e se qualificar para a disputa do torneio, o Santos foi derrotado na final pelo Barcelona por 4 a 0.

Se Messi conquistou todos os títulos possíveis com o Barça, e Neymar, quase todos que podia com o Santos FC, o que os dois craques têm em comum é que falta a ambos o título mais importante de todos: o da Copa do Mundo. Messi já disputou o torneio duas vezes pela Argentina, sem sucesso, e Neymar deverá realizar sua estreia em mundiais em 2014, no Brasil. (DW)