Cubanos experimentam as caras salas de acesso à rede mundial de computadores

(Foto: UOL)
Papo furado – Na terça-feira (4), os cubanos começaram a usar novos serviços de conexão à internet. Com a abertura de 118 novas salas de navegação em todo o país, a população poderá se conectar à rede mundial de computadores, mas o problema maior está nos preços abusivos.

Essa foi a principal queixa feita à Agência EFE por diversos usuários que testaram os novos serviços nas salas de Havana, onde uma hora de conexão custa 4,50 pesos cubanos, o que representa R$ 9,60. A título de comparação, o salário mínimo na ilha caribenha não passa de 500 pesos cubanos. O que mostra que essa “abertura” é conversa fiada de ditador que aparecer bem na foto.

No tocante à qualidade do serviço oferecido nas salas, os usuários foram unânimes ao afirmar que a velocidade de navegação é boa e que não tiveram problema para acessar sites.

Até mesmo a famosa blogueira Yoani Sánchez testou os novos serviços e relatou suas impressões no Twitter. “Apesar dos altos preços, da letra pequena no contrato e da impossibilidade de acesso doméstico, é preciso ocupar estas pequenas fendas no muro”, escreveu Yoani.

Cabe lembrar que embora o ditatorial governo dos facinorosos irmãos Castro tenha “facilitado” o acesso à rede de computadores, continua restrita a conexão à internet a partir de residências, privilégio de uma restrita casta de profissionais, muitos deles obedientes ao governo local. (Com informações do AdNews)