Atividade econômica cresce 0,84% em abril, mas em ritmo menor, informa o Banco Central

Passo adiante – De acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta sexta-feira (14), a economia nacional apresentou crescimento de 0,84%, em abril, na comparação com o mês anterior.

Trata-se do segundo mês seguido com expansão do indicador, mas em ritmo menor. Em março, comparado com fevereiro, o crescimento ficou em 1,07%, de acordo com dados revisados. Na comparação de fevereiro com janeiro, houve retração de 0,26%.

Em relação ao mesmo mês do ano passado, a economia cresceu 7,3% (sem ajustes). No ano, o IBC-Br apresentou expansão de 3,2%. Em doze meses, o avanço foi de 1,57%.

Antecipação do desempenho da atividade econômica brasileira, o IBC-Br compila informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, servindo de referência para as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a taxa básica de juro, a Selic.

É importante ressaltar que o comércio não apresenta números animadores. Depois de abrir o ano com expectativa de crescimento entre 6,5% e 7%, o setor agora aposta em avanço de no máximo 4%, o que pode mudar para pior nos próximos meses, dependendo do desempenho da economia.

O grande problema é que a descontrolada inflação, as altas taxas de juro cobradas pelos bancos e a inadimplência prejudicam as vendas no comércio.