Vítimas das manobras palacianas, pensionistas da Varig devem cobrar uma explicação do lobista Lula

Pane seca – O governo federal, supostamente dos trabalhadores, é responsável pelo calvário que enfrentam os ex-funcionários da Varig, muitos dos quais estão acampados, na noite desta sexta-feira (28), diante da sede do Aerus, fundo de pensão da categoria. Com pensões reduzidas de forma covarde, os beneficiários do Aerus buscam seus direitos há anos, sem que o Palácio do Planalto tenha interferido em algum momento em favor dos prejudicados.

Diferentemente do que sempre gazeteou em cima de palanques, Lula deu as costas aos trabalhadores ao operar nos bastidores para que a Varig à bancarrota. A companhia aérea que um dia foi líder na aviação brasileira e uma das mais respeitadas no planeta, travou na Justiça uma dura batalha contra o governo federal para ser indenizada pelas perdas decorrentes dos planos econômicos.

De forma estranha e até hoje inexplicável, Lula, com a ajuda do então vice-presidente José Alencar, convenceu o empresário Nenê Constantino, dono da Gol, a comprar por US$ 300 milhões a parte boa da Varig, empresa sem qualquer ativo. À época do negócio, a Justiça fechou os olhos para a legislação vigente no País e considerou como ativos da companhia os balcões de embarque e os slots (direito de pouso e decolagem em aeroportos), o que é concessão pública.

A bisonha operação de compra da Varig se deu no rastro do escândalo da Viação Cidade Tiradentes (VCT), também de propriedade de Nenê Constantino, o maior empresário de ônibus do País. Com um passivo tributário que a tornou inviável, a VCT foi transferida para dois “laranjas”, sendo que um deles revelou o esquema criminoso em depoimento à Polícia Civil de São Paulo, como destacamos em matéria na edição desta sexta-feira (28).

Esse é mais um dos escândalos com a chancela do PT, cabendo ao agora lobista Lula dar as devidas explicações aos brasileiros e principalmente aos pensionistas do Aerus.