Putin diz que Snowden pode ficar se interromper vazamento de informações

Sob condições – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, sinalizou nesta segunda-feira (01) com a possibilidade de oferecer asilo ao delator Edward Snowden, ex-consultor da Agência Nacional de Segurança (NSA) e procurado pelos Estados Unidos, que pedem a sua extradição. Snowden estaria na área de trânsito do Aeroporto de Moscou e seu passaporte foi cancelado pelas autoridades norte-americanas.

Na noite de domingo (30), Edward Snowden apresentou um pedido de asilo em escritório do consulado no aeroporto. Mas, como condição para que um eventual abrigo seja concedido, Putin disse que ele deve parar de vazar informações sobre os EUA, algo que, segundo o presidente russo, o ex-consultor da NSA não estaria disposto a fazer.

“Se ele quiser permanecer aqui, há uma condição: ele deve parar seu trabalho de causar danos aos nossos parceiros americanos, não importando o quão estranho isso possa soar vindo de mim”, declarou Putin a jornalistas em Moscou.

Putin reiterou que Snowden não trabalha para Moscou e garantiu que agentes secretos russos jamais o contataram. Segundo o presidente, Snowden vê a si mesmo como um ativista e dissidente, “uma espécie de Sakharov”, referindo-se ao famoso ativista de direitos civis da era soviética Andrei Sakharov, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1975. (Com agências internacionais)