Nova pesquisa confirma calvário político de Dilma e coloca José Serra na briga pelo Palácio do Planalto

Reviravolta na disputa – Pesquisa de âmbito nacional (foram ouvidos 2.550 eleitores em 177 municípios brasileiros) produzida pela Paraná Pesquisas para o jornal Gazeta do Povo, divulgada nesta terça-feira (2), confirma o desmoronamento da popularidade de Dilma Rousseff. Se a eleição fosse hoje, a presidente teria 34,5% dos votos no melhor cenário e seria obrigada a disputar a reeleição em segundo turno.

A pesquisa mostra também que, hoje, apenas o lobista-fugitivo Lula teria condições de levar a eleição presidencial de 2014 no primeiro turno. Além disso, a consulta revela que o ex-governador José Serra (PSDB) tem condições de perturbar os planos políticos do senador Aécio Neves, incensado pelos tucanos como presidenciável do partido.

Serra aparece na pesquisa com 21,7% das intenções de voto, empatado com Marina Silva (REDE), que tem 22,5%. O ex-governador de São Paulo está 11,5 pontos percentuais atrás da de Dilma, que tem 32,2% das intenções de voto no cenário em que Serra é candidato. Quando apresentado como candidato do PSDB, Aécio Neves aparece com 15,4% das intenções de voto. O senador mineiro fica 19,1 pontos percentuais atrás de Dilma (que nesse cenário tem 34,5%) e 8 pontos percentuais atrás de Marina (que aparece com 23,4%).

Na sondagem da Paraná Pesquisas, Serra bate Dilma na região Sul (30% a 28%) e faz boa figura no Sudeste (22% a 30%). Aécio também atinge seu melhor desempenho no Sul (19% a 30%) e no Sudeste (19% a 31%).

Considerando a crise política e as dificuldades que vem enfrentando no cargo, Dilma Rousseff só conquistaria a reeleição se um milagre acontecesse em seu governo ou se Lula voltasse a ter problemas de saúde, o que provocaria uma comoção em parte do eleitorado.