Edward Snowden envia pedidos de asilo a 21 países, incluindo o Brasil

(Foto: Reuters)
Sinuca diplomática – Ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden encaminhou pedidos de asilo a 21 países, incluindo Brasil, Alemanha, Rússia, Equador, Venezuela, Cuba, Índia, China, França e Islândia, afirmou na segunda-feira (01) o site WikiLeaks.

Os pedidos foram feitos em nome de Snowden por Sarah Harrison, funcionária britânica do WikiLeaks que acompanhou o fugitivo no dia 23 de junho em sua viagem de Hong Kong a Moscou. Desde então, Snowden supostamente permanece na área de trânsito do aeroporto da capital russa.

Os pedidos foram submetidos a um responsável do consulado russo do aeroporto de Moscou no final da noite de segunda-feira, indica um comunicado divulgado na página do WikiLeaks. “Os documentos destacam os riscos de perseguição que Snowden enfrenta pelos Estados Unidos, tendo o consulado russo iniciado a distribuição às embaixadas competentes em Moscou”, destaca a nota.

Pedidos em nome de Edward Snowden também foram feitos aos governos da Áustria, Bolívia, Finlândia, Itália, Irlanda, Países Baixos, Nicarágua, Noruega, Polônia, Espanha e Suíça, segundo o WikiLeaks.

Poucas horas depois, um porta-voz do Kremlin anunciou que o pedido foi retirado por Snowden. “Ele renunciou à sua intenção e ao pedido para ficar na Rússia”, declarou, acrescentando que o ex-consultor da NSA não concorda com as exigências do presidente russo. Putin prometera acolher o fugitivo, mas impôs como condição que ele interrompesse o vazamento de informações sobre os Estados Unidos.

Acusado de espionagem pelos Estados Unidos, Snowden culpou na segunda-feira o presidente Barack Obama de pressionar os líderes dos países onde tem procurado refúgio, no que seria a sua primeira intervenção pública desde que fugiu para Hong Kong, no início de junho. A declaração, creditada a Edward Snowden, foi publicada pelo WikiLeaks.

Em particular, o ex-analista da NSA acusou o presidente dos EUA de ter dado ao vice-presidente Joe Biden a ordem de exercer pressão sobre os dirigentes dos países aos quais tem apresentado pedido asilo político para obter a sua extradição.

Snowden também acusou o governo norte-americano de transformá-lo em um apátrida e de “usar a cidadania como arma”, devido ao cancelamento do seu passaporte. Ele argumenta que o cancelamento ocorreu sem ordem judicial ou qualquer condenação, impedindo-o de exercer um direito fundamental: o de pedir asilo. “O objetivo deles é atemorizar, não a mim, mas àqueles que vierem depois de mim.”

Paralelamente ao comunicado divulgado pelo WikiLeaks, foi difundida uma carta dirigida por Snowden ao presidente do Equador, Rafael Correa, agradecendo o seu apoio e recusa de extradição. Correa confirmou em entrevista, na segunda-feira, que Biden pedira para rejeitar o pedido de asilo político, durante o fim de semana. (Com agências internacionais)