Igreja Católica é multada em R$ 10 mil por derrubar 334 árvores

Vale tudo – Em meio às muitas notícias sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que reunirá na capital fluminense jovens católicos de todo o planeta, uma informação negativa chamou atenção dos fiéis. Na última terça-feira (16), a paróquia de São Sebastião de Itaipu, no Rio de Janeiro, foi multada em R$ 10 mil por derrubar 334 árvores em sua propriedade.

A ação teve como objetivo abrir espaço para a realização de uma missa durante a JMJ, período em que o papa Francisco estará no Brasil, e foi realizada sem o consentimento dos órgãos municipais. Além da multa aplicada pela Secretaria do Meio Ambiente de Niterói, a instituição terá de replantar a área devastada em, no máximo, sessenta dias.

De acordo com a Secretaria, a restinga da praia de Itaipu também precisará ser recuperada. O fato de as árvores não fazerem parte da Mata Atlântica e não serem centenárias possibilitaria a derrubada, desde que fossem analisadas as condições. Fato é que tudo foi feito sem a autorização do órgão.

No início deste mês, a organização da JMJ já havia solicitado a retirada de onze coqueiros da praia do Leme, onde ocorrerá uma missa campal. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, até chegou a autorizar a derrubada, porém a pressão de ambientalistas fez com que ele reavaliasse a decisão.

As obrigações da paróquia, que espera receber cerca de 800 peregrinos, foram estabelecidas em um Termo de Compromisso Ambiental.

A JMJ acontecerá no Rio, de 23 a 28 de julho de 2013, e será a primeira grande visita internacional do papa Francisco, que também passará por São Paulo, mas precisamente na Basílica de Aparecida. (Com informações do CicloVivo)