Lei “Segunda sem carne” conscientiza sociedade e não proíbe comercialização de carne

Direito de resposta – A lei intitulada “Segunda sem carne”, que foi sancionada pelo prefeito Firmino Filho (PSDB), não foi criada para impedir a comercialização ou consumo de carne às segundas-feiras do mês de outubro. Conforme seu texto, o objetivo é criar um dia no calendário oficial de eventos de Teresina para realização de atividades e campanhas que conscientizem os teresinenses sobre os impactos ao meio ambiente, à saúde humana e aos animais do consumo de carne na alimentação. Esse dia foi determinado como a primeira segunda-feira do mês de outubro.

A autora da lei, vereadora Teresa Britto (PV), disse que está havendo uma interpretação equivocada, mas que a nova lei apenas faz com que a Prefeitura de Teresina realize atividades, palestras, seminários nas escolas e espaços públicos para estimular as pessoas a mudarem padrões de consumo de carne.

“Está havendo uma compreensão equivocada da lei. Não estamos proibindo a comercialização ou consumo da carne, nem temos competência para tal, apenas defendemos projetos que proporcionem melhor qualidade de vida aos teresinenses. Reafirmo, esta lei não proíbe consumo/comercialização, mas visa conscientizar toda a população sobre os prejuízos que o consumo da carne vermelha pode causar à sua saúde”, explicou a vereadora Teresa Britto.

Lançada em 2009 pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), a campanha Segunda Sem Carne vem recebendo o apoio de diversas prefeituras brasileiras. Já aderiram ao programa as prefeituras de São Paulo, Curitiba, Niterói, Osasco, Piracicaba, Belo Horizonte, Manaus e Mogi das Cruzes, além de um entusiasmado apoio internacional.

Fundamentada em relatórios da ONU e órgãos governamentais brasileiros – que emitiram dados incontestáveis, comprovadores da alta destrutividade ambiental advinda do processo de produção da carne para consumo humano – a campanha Segunda Sem Carne se consolida como um instrumento legislativo eficiente, prático, educativo e sustentável para enfrentarmos a presente crise ecológica, experimentada em âmbito mundial.

Dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO):

1º – A pecuária está entre as três principais causas de qualquer problema ambiental significativo, incluindo a degradação da terra, mudanças climáticas e poluição do ar, escassez e contaminação da água e perda de biodiversidade;

2º – A pecuária utiliza 30% das terras produtivas do planeta, sendo que outros 33% do solo cultivado são utilizados para produzir grãos para alimentação desses animais;

3º – A pecuária é responsável por 9% do CO2 emitido, 65% do oxido nitroso (296 vezes mais agressivo do que o CO2) e 64% da amônia (que contribui de forma marcante com a chuva ácida).

4º – Aponta, ainda, que 18% dos gases responsáveis pelo efeito estufa são provenientes da pecuária, enquanto 13% dos mesmos são emitidos pela totalidade dos meios de transportes existentes.