FPF proíbe entrada de vândalos em estádios de SP, mas prisão seria a solução mais adequada

Baderneiro profissional – O diretor do Departamento de Segurança e Prevenção da Federação Paulista de Futebol, Marcos Marinho, informou nesta terça-feira (27) que a entidade proibirá, por meio de resolução, a entrada nos estádios do Estado dos torcedores Leandro Silva de Oliveira e Raimundo César Faustino durante noventa dias. Pelo perigo que esses torcedores representam à segurança nos estádios, essa proibição deveria ser permanente.

Conhecido como “Soldado”, Leandro de Oliveira é um dos doze corintianos presos na Bolívia acusados pela morte do jovem Kevin Espada e soltos por falta de provas. No último domingo (25), ele participou da briga generalizada com torcedores do Vasco da Gama, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, em partida do Campeonato Brasileiro.

Fotos feitas pelo jornal “O Estado de S. Paulo” mostram Oliveira enfrentando policiais militares, sendo atingido por spray de pimenta e, na sequência, trocando socos e pontapés com vascaínos e policiais.

Faustino, apelidado de Capá, é vereador pelo PT em Francisco Morato e também aparece em algumas imagens chutando um policial militar fardado.

Ambos podem ser enquadrados no artigo 41 do Estatuto do Torcedor, que prevê a exclusão dos estádios por até três anos de quem “promover tumulto, praticar ou incitar a violência, ou invadir local restrito aos competidores em eventos esportivos”.